Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

FONTE DA SAPEIRA

 

A área da Sapeira, localiza-se ao fundo da Rua Direita e caracteriza-se pelo facto da existência de muitas hortas. Os pequenos canteiros de terrenos que ficaram cada vez mais pequenos devido às "partilhas" multiplicam-se por entre os vários careirões que abundam por ali.

 

O elevado número de pequenos muros são uma constante devido ao declive natural da encosta, mas eram também necessários para poderem rebater ou aguentar as terras e evitar a natural erosão dos solos.

 

 

O regadio destas hortas e pequenos pomares (já que as hortas são também por norma o local das árvores de fruto) era então feito à custa desta quase abandonada fonte. Infelizmente na fonte não existem marcas que nos possam identificar a data da sua construção, mas supomos que teria sido uma das primeiras a ser construída na aldeia.

 

O poço de retenção seria construído posteriormente para o natural armazenamento das águas que mais tarde servirem para regadio. Hoje em dia a fonte ainda produz água, o problema é que ninguém ou quase ninguém a usa. Como pode ser visto o próprio poço carece da limpeza que o caracterizava à décadas passadas. A água corre agora livremente pelos "regos" até se perder na encosta da Costa.

 

Infelizmente as silvas e as plantas aquáticas vão-se apoderando do sitio e só mesmo a boa vontade de alguns moradores que vão anualmente mantendo o local mais ou menos limpo, vão atenuando o seu declínio e porque não dizer mostrando a sua bonita fachada à vista.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:34

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS