Sexta-feira, 29 de Outubro de 2010

PISAR DAS UVAS

 

O pisar das uvas sempre foi uma época de muita alegria em Castelões. O facto de o agricultor poder num futuro não muito longínquo "provar" o novo vinho leva a que aqueles pequenos ranchos de pessoas se juntem e passem uma noite diferente, uma noite única.

 

 

Para os mais jovens a experiencia de pisar as uvas com os próprios pés torna o evento em contorno de festa e como podemos ver nas fotos que foram gentilmente oferecidas pelo Daniel Lopes a diversão não tem limites.

 

 

Por entre os mais jovens, os graúdos vão passando o testemunho às novas gerações. Para que não fiquem dúvidas um dos primordiais aspectos da pisada passa por ter muitos petiscos à volta do lagar.

 

 

Para isso mesmo bem junto do lagar alguém é destacado para servir estes jovens e não só. Na mesa improvisada os mais diversos petiscos que a região oferece vão caindo nas barriguinhas. Desde o vinho passando pelo presunto e queijo, os "pisadores" podem assim ir petiscando enquanto a janta não esta pronta. Neste caso o Alberto Cruzes foi o encarregado de nesta típica adega Transmontana oferecer os seus serviços para que nada faltasse.

 

 

Quando as pernas começam a ganhar aquela cor vermelhusca cor de vinho, é sinal que o final da pisada está muito próximo do seu final. Nesta altura já as pernas começam a ficar um pouco fatigadas, sem que no entanto a satisfação de participar nesta festa que acontece apenas uma vez ao ano não supere essa mesma fadiga.

 

 

Final da pisada e o sorriso estampado na cara dos participantes é evidente. Faltam agora as "palhetas" para limpar as pernas.

 

 

Tempo para ainda assim ir brincado mais um pouquinho, já que tal como começou a pisada termina rapidamente e as saudades de voltar ao lagar começam assim que se sai do mesmo.

 

Despedimo-nos de todos desejando como sempre um óptimo bom fim-de-semana com a promessa de voltar ao tema já no próximo post. Até lá desfrutem das pisadas.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:46

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De daniel cunha a 31 de Outubro de 2010 às 12:25
Ola Jose Goncalves...

Desculpa mas eu não sou davide e sim Daniel Cunha....

Brigado pelo post e ate uma próxima.
Abraços
De Aldeia de Castelões a 1 de Novembro de 2010 às 23:25
Fica o sincero pedido de desculpas. O post ja foi retificado. Esperamos poder contar contigo para futuros posts.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS