Sexta-feira, 12 de Novembro de 2010

ATÉ AO LAVAR DOS CESTOS........

 

Lá diz o velho ditado que até ao lavar dos cestos é vindima. Pois bem a vindima não acaba com o vinho dentro do pipo. Acaba sim quando o liquido com maior volume de álcool entra dentro de casa. Referimo-nos pois ao momento em que o "bagaço" é transportado até ao alambique e o incolor ou se preferirem transparente liquido corre do alambique para os garrafões.

 

 

Como podemos testemunhar pelas fotos mais uma vez gentilmente enviadas pelo Daniel a epopeia bagaceira tem o seu inicio como referido anteriormente no transporte dos restos da pisada até ao alambique. uma vez chegados o bagaço é prontamente posto dentro do pote.


 

Segue-se de seguida e imediatamente ao encerramento do pote a fase de aquecer o alambique para que o precioso liquido possa condensar pelos vários circuitos de canos de bronze até chegar ao seu final e tornar-se naquele liquido que nós tradicionalmente conhecemos pelos nomes de bagaço ou cachaça.

 

 

Nesta foto podemos ver a fase final de recolha da cachaça, e da qual cai para um reservatório também ele todo fabricado em bronze. No final da etapa passa por um pequeno filtro antes de cair no reservatório de recolha.

 

 

Esta é a hora pelo que todos aqueles que se deslocam ao alambique esperam. O encher dos garrafões com o precioso liquido para levar para casa e ter o prazer mais tarde de oferecer aos amigos uma copinha com umas nozes e uns figos. Não à nada melhor do que um bagaçozinho para aquecer o peito naqueles dias de Inverno que se aproximam a todo o vapor.

 

 

Despedimo-nos de todos os amigos e conterrâneos com mais esta bela foto do Alberto a acabar de enche mais um garrafão de cachaça, aguardente, ou bagaço (como lhe queiram chamar) desejando-lhes a todos um bom fim-de-semana e prometendo voltar novamente para mais uma vez levar a todos, mais um cantinho da nossa terrinha da nossa pequena mais linda aldeia.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:17

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Da Pedra Benta vos falo a 16 de Novembro de 2010 às 16:37
E para matar o bicho com este frio, que bem sabe um gole dessa cachaça, aveludada com açucar, acompanhando um punhado de nozes... e uma carola de pão.
Cumprimentos.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS