Quarta-feira, 24 de Outubro de 2007

CASTANHEIRO



Com o São Martinho à porta, nada melhor que ir à adega "provar" o vinho e para acompanhar que tal umas castanhas assadas na brasa. Em Castelões essa tradição ainda se mantém, já que a castanha ainda é produzida em números suficientes para as delicias locais.


Visto que os campos de cultivo são em numero mais reduzido que eram à sensivelmente duas décadas, o plantar castanheiros em campos de cultivo teve um "baby boom" acrescido na intenção de não só dar mais valor ao terreno para uma possível futura venda, mas também para poder recolher os frutos que a arvore produz.



Julgo ser da memoria de muitos nos, subir a um castanheiro para "abanar" o mesmo e as castanhas caírem ao solo para serem posteriormente recolhidas. Quem afinal não se lembra de levar com alguns ouriços na cabeça a troco das castanhas que estavam bem lá em cima nos últimos ramos e que era impossível chegar?


Hoje a castanha tem por fim um sem numero de mercados Nacionais e Internacionais e a procura é ainda grande. Longe vão os tempos em que a castanha não passava de um complemento alimentar para os animais em especial para os "recos".


 As gentes Castelões tem muito orgulho das suas castanhas, já que depois de bem confeccionadas no fogo, as mesmas tem um sabor bem doce que é único na região e quando acompanhadas por um copinho de tinto da região, então esta encontrada a formula de sucesso para uma tarde inesquecível junto de família e amigos. Na foto de hoje podemos observar um dos muitos castanheiros que proliferam pelos campos da aldeia, este em particular esta localizado em "Pedrete".

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:49

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Afonso Cunha a 25 de Outubro de 2007 às 16:45
Espero que quando for à aldeia, nos Santos, já haja castanhas boas para "rilhar".
Eu também sou daqueles que gosta das castanhas de muitas maneiras, bem assadas acompanhadas de lascas de bacalhau salgado, cozidas inteiras ou em puré, ou então metidas numa assadeira a acompanharem um Anho no forno e sempre com um tinto à maneira para molhar o bico.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS