Sexta-feira, 26 de Outubro de 2007

A BATATA



Produto do dia a dia a batata é para o Português o que o arroz é para o Chinês. Nos dias de hoje o típico lavrador de Castelões vai dizendo que a batata é praticamente só para consumo da casa e não para dar lucro com a sua venda.


Não é mentira, já que a batata Portuguesa perde em detrimento da batata de outros países mais ricos da Europa, e quem perde com isso são os lavradores que vêem os seus produtos ficarem nos armazéns ou então vender por preços muito baixos para poderem escoar o produto para não ser uma perda total.



Esta é uma infeliz realidade da batata Portuguesa em particular na nossa região, que produz batata de elevada qualidade como as fotos documentam e no entanto são privadas de circulação.


Em Castelões a batata é o produto agrícola a par do centeio e milho que mais se produz. O lavrador tem ainda o seu orgulho próprio da produção e  mesmo com as delicadas condições do poder de venda, não desiste em cultivar aquilo que gosta e que sabe que é bom.



Com a introdução de meios mecânicos e um sem numero de químicos para os campos, hoje em dia é mais fácil o cultivo da batata. Porem em Castelões o tal "orgulho" impera e é possível hoje ainda observar o cultivo " à mão" da mesma ao qual os próprios responderam como um vicio que lhes vai no sangue.


Melhores dias se esperam, ou então o resto dos terrenos de cultivo terão de ficar de "poulo".  Com as novas gerações a fugir para o estrangeiro devido à falta de emprego local e uma população cada vez mais envelhecida não se advêm bons tempos, mas a esperança é sempre a ultima a morrer.


Já agora que tal uma vitela cozida com umas batatinhas vermelhas destas aqui em cima e uns grelos regados com azeite e alho a acompanhar?


A Titulo de curiosidade as fotos de hoje foram tiradas na adega do Zé Merogo.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:19

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De João Cunha a 16 de Novembro de 2007 às 15:20
A mim também me parecem familiares estas batatas!!!
Será que algumas me passaram pelas mãos, ou será que foi pelas costas...?
Cumprimentos a todos
De maria joao a 15 de Novembro de 2007 às 11:58
olha as batatas do meu tio Zé

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS