Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011

FUMEIRO

 

Fotos de deixar muita agua na boca é o que temos hoje para apresentar a todos. Estas são imagem do fumeiro típico de aldeia Transmontana e que em Castelões por esta altura tem lugar um pouco por toda a aldeia. Depois da matança os enchidos são a forma que os nossos antepassados encontraram para preservar as carnes.

 

 

Depois de temperado "à nossa maneira" o fumeiro é posto em "lareiros" e de uma forma geral numa cozinha secundaria pendurados e secos com o fumo de uma fogaça que naturalmente é acesa diariamente. Quanto mais fumo mais depressa o fumeiro seca e mais depressa ainda ele cai no prato acompanhado de umas batatinhas com grelos.

 

 

Por entre as diferentes guloseimas, o nosso fumeiro (e permitam-me ser um pouco egoísta) que é do melhor que à, sendo que o mesmo caracteriza-se em vários e diferentes partes ou se preferirem chouriças.

 

Desde a alheira maioritariamente feita com a carne mais gorda do animal juntando bastante pão e vários condimentos ao gosto da casa, passando pela sangueira e as chouriças de carne assim como o  tradicional salpicão, o nosso fumeiro é simplesmente segundo para nenhum.

 

 

Tradicional é também o salgar de varias partes do animal como os pés, a língua a cachola entre outros, que mais tarde acompanham as chouriças para também essas partes se fumarem. Nesta foto podemos ver algumas dessas partes que falamos.

 

 

No que toca ao resto do porco, naturalmente os nossos antepassados também encontraram maneira de preservar as carnes, que deste modo ficam debaixo deste sal bastante grosso por um certo período de tempo. Tal como as chouriças e restante fumeiro mais tarde serão também eles pendurados na cozinha para receberem algum fumo e assim ficarem totalmente secos e preservados.

 

Agradecemos mais uma vez ao Afonso e Daniel o envio de material fotográfico destes belos presentes e que nos continuem a bafejar e a encher a boca de agua com as mesmas.

 

Um bom fim-de-semana a todos

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:26

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
3 comentários:
De Do alto dos Nocos vos falo a 28 de Janeiro de 2011 às 13:52
Mas que bela vista, e que bom que é comer uma alheira destas com grelos, a meio da manhã ou a meio da tarde, ou ...
Abraços.
De Cunha a 26 de Janeiro de 2011 às 13:28
Sempre e bom de ver as tradições do nosso povo, quando as saudades apertam e um alivio vir cá e ver
a minha aldeia e como estão as coisas. Obrigada pelo blog
e um excelente trabalho que estao fazendo! Beijos a todos.
De Jorge Ferreira o maior a 21 de Janeiro de 2011 às 14:20
Ola a todos ,
venho pela primeira o blog de casteloes, sem duvida nenhuma estou impressionado, um grandissimo trabalho de Jose goncalves e Afonso Cunha, um abraco a eles! Outro grandissimo abraco a todas as pessoas que se preocupam de participar neste blog,
so quem anda longe a que sabe o que sente o ver essas belissimas fotos.Abraco a todos e nao desistam de uma coisa tao linda!!!

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS