Sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2011

CAMPO DE BATALHA

 

Eterno campo de futebol o Monte Agudo apresenta hoje em dia um aspecto desolador, triste e abandonado. Longe dos tempos áureos em que o futebol de 11 fazia as delicias da malta jovem logo após um dia árduo de trabalho. Plantado bem ao lado do Outeiro que lhe emprestou o seu nome o campo que outrora era um terreno de batalhas vai sozinho descansando e vendo aos poucos a natureza a tomar conta do mesmo.

 

 

Saudoso dos gritos e sorrisos das crianças, o Monte Agudo é infelizmente hoje uma sombra de um passado recente, perdendo o seu lugar na aldeia para o futsal. O numero reduzido de crianças assim o obrigou, mas o novo multiusos acabadinho de ser construído no Santuário também ajudou.

 

 

Campo de vistas únicas e saborosas para os olhos, este pequeno mas importante espaço viu nascer para o futebol muitos nomes. Alias quem se der ao trabalho de passar pelo Centro Cultural e Desportivo pode testemunhar os vários troféus ganhos assim como as muitas fotos de equipas que passearam o seu futebol por entre as varias gerações.

 

 

Hoje em dia o Monte Agudo representa ainda um símbolo para varias gerações, as batalhas para levar o "inimigo" de vencido e o suor derramado foram grandes, assim como as alegrias. Um povo inteiro juntava-se aos Domingos e assistia religiosamente aos encontros realizados e não era de estranhar ver as senhoras a gritar e a puxar pelos seus "Filhos da Terra".

 

 

Hoje a solidão é uma amiga e as vozes "de momento" calara-se ou melhor transferiram-se para outras paragens. Esperamos no fundo que um dia em breve este espaço volte a ter a dinâmica e a alegria que teve à bem pouco tempo. A nostalgia de ver o Monte Agudo com vida e a cores é muita.

 

Assim sendo pede-se às forças vivas da aldeia para não deixarem este "campo de batalhas" cair no abandono, e quem sabe um dia o mesmo voltara a oferecer aos conterrâneos aquilo que outros tanto batalharam para conquistar.

 

Desejos a todos de um bom fim-de-semana

Publicado Por Aldeia de Castelões às 14:20

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
3 comentários:
De daniel cunha a 8 de Fevereiro de 2011 às 23:06
È mesmo verdade... Foi neste campo que me estreei com a camisola de Castelões e foi no ultimo jogo que se fez no velho campo do monte agudo.

Era sábados até o por do sol no monte agudo a jogar.. So jogávamos a metade do campo que já não havia gente suficiente... Mas ja não a nada que se pode fazer por este campo... Mas um dia ainda vamos voltar la, e fazer la um jogo a moda antiga...

Gostei muito deste post.. Brigado..

Abraços
De J. Pereira a 5 de Fevereiro de 2011 às 22:32
Acho que é necessário restaurar o "relvado" deste estádio.
De Cunha a 7 de Fevereiro de 2011 às 19:42
Tens muita razao , este lugares esta cheio de lembranças
de jogos de bola e batalhas entre aldeias. Era uma boa idea tentar em restaurar este magnifico lugar .

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS