Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

NOVAS CONSTRUÇÕES PARTE I

 

Como prometido voltamos hoje para falar sobre as novas construções. Em post prévio falávamos do facto de muitos dos conterrâneos terem decidido ficar pelo centro da aldeia enquanto uma fracção decidiu edificar as suas moradias junto da estrada principal.

 

 

Desta feita e começando pela área da Fonte Falgueira até ao fundo da Seranjil temos um aglomerado de novas construções, todas elas com diferentes arquitecturas sendo que algumas evidenciam alguns traços de casas de outros países. Não será difícil entender que estas casas são maioritariamente pertença de emigrantes e eles trouxeram consigo algumas ideias que acharam ser pertinentes para o seu lar.

 

 

Este "Novo Castelões" é curiosamente bastante diferente já que as casas não estão a paredes meias com o vizinho e para alem disso todas tem o condão de poder ter um pouco de terreno à frente e claro está atrás, sendo que isto seduz a maioria daqueles que por aqui construíram.

 

 

Como podemos testemunhar na foto o facto de poder ter uma horta ao lado de casa, em muito beneficia a construção neste tipo de local sendo que os moradores não se sentem na obrigação de ter uma horta com todas as colheitas que dai advêm longe de casa. É só dar um saltinho à traseira e trazer consigo aquele raminho de salsa ou couves.

 

 

Assim e para todos aqueles que decidiram ficar por estas bandas o bom vem com o mau e a distancia desde o Outeiro do Seixo para o centro da aldeia já é considerável e como sabemos Castelões é uma aldeia de montanha e a planície não abunda por estes lados. Portanto o trajecto será sempre uma razão de não edificar por aqui e decidir pelo centro da aldeia.

 

 

No entanto o Novo Castelões esta aqui e recomenda-se. Para quem se lembra esta área era apenas para pasto de gado e rebanhos de ovelhas que gostavam do mato. Hoje em dia a historia escreve-se diferente e o Outeiro do Seixo está completamente esgotado em termos de terreno para novas construções.

 

 

Ficamos hoje por aqui agradecendo ao Afonso por nos ter deliciado com estas fotos das novas construções e fica então a promessa de voltar ao tema.

 

Até lá esperamos que tenham gostado das fotos que exemplificam as diferentes arquitecturas exibidas nas novas construções, desta feita na área da Seranjil.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:17

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Amandine a 20 de Fevereiro de 2011 às 14:35
a casa da minha mae e do meu tio ... ayeee ke saudade ..

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS