Terça-feira, 15 de Fevereiro de 2011

O MESTRE PEDREIRO

 

Hoje estamos de volta à casa do nosso mestre pedreiro. O Avelino que é curiosamente natural de Ardãos, construiu a sua moradia em Castelões na área do Campino. Nela incutiu um pouco de arte à mistura por entre o granito.

 

O Avelino mestre do granito, porem deu-nos mais esta pérola dedicada aos utensílios utilizados na agricultura. Como sabemos o transporte de bens eram feitos em carros muito rudimentares e puxados ora por burros, cavalos ou éguas ou então por um par de vacas. O "Jungo" era assim o elo de ligação das vacas ao carro e ele esta aqui também representado.

 

Para além do Jungo, temos também uma "agrade" utensílio utilizado para partir os torrões de terra e assim "alisar" o terreno para mais tarde plantar as culturas tradicionais como a batata ou o centeio.

 

Do lado esquerdo temos um relógio de sol e mais em baixo ficamos na duvida do significado deste símbolo. Talvez o Avelino nos possa indicar o significado do "X" na pedra e deixar o seu testemunho na área de comentários. No entanto se algum conterrâneo ou amigo souber algo poderá também deixar a informação.

 

Ficamos por aqui enviando um forte e cordial abraço ao Avelino dedicando-lhe mais uma vez este post que é merecidíssimo.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:48

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS