Sexta-feira, 4 de Março de 2011

PEQUENA HISTORIA

 

Hoje vamos falar um pouco sobre os princípios de Castelões. Reza a historia contada de boca em boca que o povo de Castelões nasceu à volta do forno. Do forno estendeu-se até à igreja (São Pedro) e depois foi-se desenvolvendo pela artéria principal (hoje chamada Rua central) e estendendo-se pela Rua Direita e Rua do Sol acabando no Cruzeiro.

 

Ora isto como dito anteriormente não passa de afirmações passadas de boca em boca, mas que afinal e na ausência de um registo escrito era a maneira que se transmitia toda a informação, sendo de certo modo a maneira que se passava a informação de geração em geração.

 


Hoje em dia e devido aos meios de informação avançados, é muito simples documentar a historia da aldeia. Afinal este blogue de uma maneira geral serve esse propósito; divulgação e documentário histórico da aldeia que vai escrevendo a sua historia todos os dias.

 

Embora não pareça todas as semanas a historia da aldeia é escrita por aqui e acontecimentos positivos (por mais pequenos que sejam) e não tão positivos como por exemplo a morte de um conterrâneo são sempre apresentados neste espaço que por si só é inédito e único.

 

Para isso muito contribuíram os conterrâneos com historias e fotos que nos vão enviando e do qual continuamos a pedir que enviem para que este ciclo continue sempre com a prosperidade e a mesma ideia com o qual foi concebido. O meu sincero Obrigado a todos aqueles que sempre ajudaram e continuam a ajudar este espaço a crescer e a desenvolver-se rumo ao futuro.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:21

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS