Sexta-feira, 17 de Junho de 2011

JARDIM

 

Portugal é um jardim à beira mar plantado. Esta simples frase tem ecos pelo continente, ilhas e porque não o estrangeiro pelas muitas bocas dos emigrantes. Não retirando a verdade à dita frase, que deveria ser registada para evitar copias, a verdade é que em Portugal só mesmo as cidades possuem esses lindos e grandiosos jardins.

 

Em Chaves por exemplo, os jardins tiveram o seu inicio à varias décadas, com o jardim publico a servir de cartão de visita. Nos meados dos anos 80, teve lugar uma míni revolução e qualquer área da cidade que apresentava um espaço propicio, era imediatamente tornada em jardim. Os jardins têm o condão de embelezar os espaços e dar um lugar de lazer para as pessoas desfrutar e passear. Julgo que Chaves nesse domínio tem tido um comportamento exemplar que já lhe valeu vários prémios a nível nacional e não só.

 

Quanto às aldeias, eles (jardins) não costumam aparecer ou então são absolutamente ignorados. Afinal a vida de aldeia não permite tais mordomias e coisas de jardins é só para as cidades. Entretanto eu partilho uma opinião pessoal diferente da maioria das pessoas da aldeia e julgo que seria importante ter um pequeno jardim no centro da aldeia. Um pequeno espaço com alguns bancos aonde as pessoas se pudessem sentar um pouco e viver mais em harmonia, em suma mais um lugar de convívio.

Mas então qual seria o local ideal?

 

E que tal a Eira do Forno. Porque é que não se poderia edificar um pequeno jardim com um pequeno passeio junto ao muro alto do campino. Plantavam-se algumas arvores para ter uma apetitosa sombra de Verão e juntando útil ao agradável colocavam-se uns bancos para os conterrâneos se sentarem e conviverem.

 

Não acham que esta na hora de fazer algo por aquele espaço? Fica apenas a ideia, e pode ser que alguém comece a plantar a semente para o futuro. Na foto podemos ver um pequeno jardim em Castelões junto ao cruzeiro. Pelo menos aqui o dono do jardim não pensou em "botar" uns feijões à terra e resolveu fazer deste pequeno espaço um jardim.

 

Um bom fim-de-semana a todos

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:36

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Afonso Cunha a 18 de Junho de 2011 às 23:07
Este pequeno jardim que altera a imagem habitual das ruas da aldeia, foi feito e tratado pela "Meroga".

Agora que ela não vive em Castelões, esperamos que alguém dê continuidade ao seu belo e empenhado trabalho.

Um bem haja para ela.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS