Sexta-feira, 24 de Junho de 2011

A CAMINHO DA CALHEIA

 

Com o seu inicio não muito distante do cruzeiro, a calheia situa-se em plena Rua Central na área mais a poente da aldeia. A rua por estas bandas, serve também de acesso directo ao Santuário da Nossa Senhora das Necessidades.

 

Felizmente nem todas as pessoas se deslocaram ou se preferirem desassociaram-se com o centro da aldeia. Como podemos ver muitos foram os conterrâneos que decidiram edificar ou remodelar as casas no interior da aldeia e assim fixarem as suas residências não muito longe do centro.

 

 

 

Predominantemente a rua fica cada vez mais estreita, e talvez daí advenha o nome da área da calheia. Depois de alguma investigação via internet, descobrimos que a palavra "calheia" está directamente relacionada com apalavra "calhe". O significado da mesma segundo o dicionário é:

 

1. Rua estreita.
2. Congosta.
3. Carreiro.
4. Vereda.
5. Calha.
6. Trás-os-Montes. Cale de madeira, que, na azenha, leva a água às penas do rodízio.
 

Também não poderemos esquecer o significado que o nome tem em relação há nossa vizinha Espanha, já que a palavra "calle' significa rua.

 

 

 

Voltando à nossa "calheia" ela estende-se por esta área semi-plana e vai de encontro aos palheiros que outrora seriam as ultimas construções visíveis da aldeia. Hoje porem foram alguns os moradores que decidiram ficar por estes lados.

 

 

A rua afinal é mesmo estreita e como referido uma das vias principais de acesso ao santuário, convêm no entanto pensar no futuro e começar a pensar em alternativas de acesso ao santuário. É que com o número de pessoas interessadas em frequentar o espaço em franco e constante crescimento, não seria errado pensar numa alternativa de circunscrever a aldeia.

 

Assim sendo matavam-se dois coelhos com um tiro, e o alcatrão que é esperado no trecho de terra batida seria assim utilizado para o melhor benefício possível.

 

Temos plena consciência que a comissão tudo fará para que esta obra seja uma realidade e num futuro próximo nos podermos orgulhar dela. Despedimo-nos prometendo voltar à "calheia" com mais histórias e se possível com mais informação.

 

Um bom fim-de-semana a todos

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:10

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De J. Pereira a 29 de Junho de 2011 às 23:15
Também se pode chamar "Canelha" ou "Quelha" ou "Caleja". Em Valdanta existe a "Calheia das Adegas", por isso não se pode "esticar", senão não passa.
De Luís Fernandes a 25 de Junho de 2011 às 21:04
No Dia 9 de Julho estas Avenids vão ficar bonitas, vão!

Ora passem pelo Blogue «CHAVES» e saibam o motivo.

E quem foi o primeiro, primeirinho, a dar o exemplo de ir de longe testemunhar as "Berdades, bERDADINHAS" ditas e contadas e mostradas neste bLogue, quem foi?!

Quem "adedBinhar" ganha uma «Fogaça»!


Luís Fernandes

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS