Terça-feira, 19 de Julho de 2011

DO ALTO DO CAMPO VOS FALO

 

Área mais a poente da aldeia e também a área mais alta (em cota) de Castelões. Deste ponto é possível ver ou "ter" as melhores vistas sobre a aldeia embora devido ao declive natural da mesma as vistas de qualquer ponto são inimagináveis e de certo modo parecidas com aquelas que se podem avistar na Áustria e Suíça.

 

O campo tem o seu próprio encanto sendo que por aqui muitas foram as famílias que se estabeleceram e construíram a sua moradia. Hoje em dia o transito pela área aumentou, já que o Santuário aos poucos vai "puxando" a aldeia cada vez mais para este local.

 

Esperamos que afinal a aldeia não perca a sua identidade e as construções continuem a proliferar um pouco por todo o lado. Embora esta área seja a mais distante da estrada de acesso à cidade de Chaves, o Campo não deixa de ser mais um tesouro que Castelões oferece.

 

Longe vão os dias em que no Monte Agudo se faziam grandes jogatinas entre o Campo e o Campino. Hoje o Monte Agudo é apenas e para a tristeza de muitos um campo de jogos semi-abandonado e desprezado dos seus dias de glória. Mas isso debateremos mais vezes por este espaço, porque o nosso "multiusos" por mais doente que esteja ainda não perdeu o seu encanto nem as suas historias de gloria com muitos de nos a "esfolar" as canelas a troco das vitórias e o condão de ter sido um jogador titular da equipa de Castelões. E isso posso eu pessoalmente confidenciar "Não foi para todos" mas sim para aqueles que sempre mostraram estar a jogar como equipa (aldeia) e não como individualidade (vedeta).

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:18

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De Do alto de Santa Bárbara vos falo a 25 de Julho de 2011 às 15:09
É efetivamente uma pena que já não se façam jogos no Monte Agudo. Grandes jogos que se realizaram naquele mítico lugar, mas os tempos e as vontades são outras, e agora a rapaziada prefere o multiusos da Santa.
Se fosse no meu tempo, talvez a minha vontade fosse igual, quem sabe?
Abraços.
De Carlos Madureira a 20 de Julho de 2011 às 23:41
Recordo com saudade os jogos que fiz pelo Castelões no início dos anos 70 no Monte Agudo. Era com enorme prazer que, eu e o meu irmão Tony , respondíamos presente sempre que nos convidavam para ir dar uma perninha. Ainda me vejo vestido com o equipamento à Sporting, a dar o meu melhor para que os nossos conterrâneos, que fervorosamente nos aplaudiam e insitavam , tivessem mais uma alegria e pudessem gozar com os adeptos e jogadores adversários. Lembro ainda o entusiasmo das mulheres que, com grande intensidade, viviam os 90' do jogo. Era fantástico ver a romaria gerada, sempre que jogavamos fora, bem como o esforço feito pelos conterrâneos para se deslocarem a pé, quer fosse a Calvão, Soutelinho ou outra terra vizinha. Outros tempos, outras mentalidades, outro espírito de sacrifício de que eu tenho saudades.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS