Terça-feira, 6 de Novembro de 2007

CASTELÕES EM DESTAQUE NA RTP


 

Realizou-se no passado Sábado dia 3 de Novembro um evento a pedido do blogue de Castelões para que o forno comunitário da aldeia volta-se a cozer o delicioso pão centeio 25 anos depois da ultima fornada. Tivemos o privilegio de estar acompanhados pelas câmaras da RTP e de um jornal local "A voz de Chaves", que documentaram ao vivo a reconstituição da cozedura do pão no forno.


Para aqueles que não tiveram a oportunidade de ver a noticia que encerrou o Jornal da Tarde, tem agora a oportunidade de o fazer aqui no blogue.


Gostaria de agradecer em meu nome pessoal e também do Afonso Cunha a amabilidade e receptividade que as pessoas da povoação tiveram à ideia e para que este evento pudesse ter tido o sucesso pretendido, estam assim todos de parabéns .





Também gostaria de salientar o facto de o blogue da Aldeia de Castelões estar em destaque no motor de busca "Sapo.pt" ao qual estamos imensamente gratos e muito orgulhosos pelo facto.


Prometemos a breve trecho ter um "mega" post do evento que já esta a ser "cozido" pela edição do blogue para que todos possam usufruir.


Agradeço mais uma vez a coragem do povo da nossa aldeia, sei que já existem outras ideias no bloco de notas e agora basta passar as mesmas à realidade.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 13:12

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
23 comentários:
De maria joao a 15 de Novembro de 2007 às 12:35
como n tive oprotunidade de ver na tv....ora aqui esta a reportagem tao falada :)
como estou a conluir o meu 12º ano atraves duma oprtunidade que a nossa ministra da Educaçao nos dá, queria pedir ajuda a tdos voces....este sistema de ensino é feito atraves de trabalhos. o 1º ja esta concluido, era fazer uma biografia sobre mim....e agora temos que escolher uma tema pa dps desenvolvermos. A minha escolha entao foi realizar um trabalho sobre a minha "terrinha"....n quero estar a fazer um plágio deste blog, como é natural, mas agradecia que me fornecessem alguma infromaçao para posteriormente meu tentar orientar.

o meu mail é inkognita_81@hotmail.com

obrigada desde ja e mais uma vez parabens pelo vosso trabalho
De Armindo Cubilhas a 7 de Novembro de 2007 às 23:23
Olá pessoal quem não gostava de comer um bocado de pão centeio com presunto e uns copitos a acompanhar.
E impressionante como uma aldeia tão pequena (mas grande de coração através da suas gentes ) consegue despertar a atenção de meio mundo.
E obra 10.000 visitas em três meses .
Parabéns para o meu amigo Zé e Afonso pelo excelente trabalho.
Um abraço da Alemanha .........
De Jose Goncalves a 8 de Novembro de 2007 às 00:48
Obrigado Armindo,

Este fim de semana vou tentar ligar-te para ai na Alemanha , esta atento ao Skype.

Um abraço das Américas
De Tupamaro a 7 de Novembro de 2007 às 19:07
Mas que raio se passa?

Trinta e Um (31) países estão com os olhos em CASTELÕES!

Nos primeiros dois (2) meses de vida, este Blogue recebeu 4.190 visitas.

No terceiro (3º) acrescenta-lhe 5.484!(a esta hora!)

Ena! Fantástico!
Fantástico?!
A u t ê n t i c o!!!

Eia!
Chega-nos a notícia de Apurados Estudos iniciados a toda a pressa sob a égide da distraída Câmara Municipal, da despassarada Comissão de Turismo, das briosas Associações Comercial e Industrial, dos empenhados Estradões do Norte, dos fraternos Cons(O)lados Galegos, do atento e dedicado Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P. (IGESPAR, I.P.), com a apressada preocupação de ser construído um (novo) Aeroporto e Terminal da Recuperada Linha do Corgo ( até já está planeado: o 1º Novo "Texas" a inaugurar a recuperação da Linha será pilotado, conduzido, guiado pelo célebre Tractorista BetoFlávia!) - com Ramal para o CASINO de VALDANTA , em CASTELÕES!

Dizem-nos que a Junta de Freguesia reuniu de emergência, instalou um Gabinete de Crise de Crescimento no cimo da Serra da Ferra e decretou o estado de "Castelimunidade pública, privada e miXta Regional" para que todos se consolem e fartem com tudo de bom que CASTELÕES tem para oferecer, DAR, e vender!

Até a Srª do Engaranho se derreteu com o calor do FORNO de C A S T E L Õ E S!!

Que Grande 31!

CASTELÕES já tem mais adesões do que a UE (União Europeia)!!

E o S. Martinho vai a caminho!...

Quem vai conseguir "fazer o 4"?
Só se for com a ajuda do Adolfo "Cantador"!!!!

Tupamaro
De Afonso Cunha a 8 de Novembro de 2007 às 02:25
Para além do acontecimento planeado, tinha uma outra expectativa para esse dia e então, logo cedo questionei o Júlio; foi porreiro, disse ele, e vem, perguntei eu, se pudesse vinha, respondeu o meu amigo, também ele com ar expectante e lá continuamos a jornada, foto aqui, foto ali, fazer o matão ir buscar a pá do forno e pelo meio a minha insistência, então? ainda não veio? não te preocupes que te aviso, respondia-me com a calma toda do mundo, o meu cumplice.
Depoi da tenda arrumada e do dever comprido, dei por mim que, o homen da Granjinha, não tinha aparecido. Tive azar, pensei eu e logo a mim que gostava tanto de conhecer a pessoa das sábias palavras.
Sebastianismos à parte mas vou esperar. Até lá.
De Afonso Cunha a 7 de Novembro de 2007 às 12:34
Depois do impacto que teve a iniciativa, é de toda a justiça que aqui se façam alguns agradecimentos e desde logo ao Zé, pois é ele o pai do Blog, foi ele que teve a ideia, foi ele que o criou e é ele quem o administra desde os Estados Unidos.
Também a todos os que colaboraram na iniciativa e que foram muitos, não nomeando ninguém em particular, por não ter a exacta certeza de quem e quantos foram, evitando assim correr o risco de omissão de nomes o que poderia vir a ferir alguma susceptibilidade.
Há no entanto que ressalvar e agradecer ao Armindo Rodrigues, pelo empenho que teve em levar a Castelões os órgão de comunicação, casos da RTP e da Voz de Chaves e à pessoa do Presidente da Junta, Sr. José Gomes que se deslocou à Aldeia para deixar pessoalmente, o seu apreço pelo evento.

Agradecer também aos inúmeros conterrâneos, amigos e anónimos, que nos visitaram, comentaram e enviaram mails de felicitações, que no fundo são o retorno do espírito que levou à criação deste Blog, motivando-nos ainda mais para continuar a mostrar, os locais, os pormenores, as gentes, os costumes e tradições de uma pequena Aldeia que é na verdade “Um Paraíso Transmontano”.

De Aldeia de Castelões a 7 de Novembro de 2007 às 14:21
Obrigado pelas gentis palavras Afonso.

Como tivemos a oportunidade de falar ainda ontem à noite via Skype " eu tenho a parte mais fácil do trabalho, a ideia partiu de facto de mim, mas jamais conseguiria ter sucesso com o blogue se não tivesse o apoio de todos vos em Castelões e também da comunidade emigrante espalhada pelo mundo.

O trabalho desenvolvido em Castelões tem sido fenomenal e sei que vamos no futuro ter mais iniciativas. O meu agradecimento pessoal a ti pelo excelente trabalho fotográfico e não só e um obrigado especial a todos os emigrantes espalhados pelo mundo pela sua receptividade e contribuição para que o blogue continue a ser uma realidade.

Os parabéns são para todos vocês em Castelões que tornaram uma ideia em realidade e no fundo divertiram-se com a mesma.
De Amandine a 7 de Novembro de 2007 às 10:26
que fixe eu recebi o vosso email mais não sabia quando o reportagem ia passar e não podia estar todo o dia em frente a televisão a esperar .. e estou muita contente porque você meterem o reportagem aqui no blog ..... que saudades temos todos da nossa aldeia faz bem ver essas imagem . e vídeo .. um GRANDE BRAVO para a vossa ideia de fazer esse blog ... estou cada vez mais orgulhosa da minha aldeia : ... beijos grandes da família catarino ..
De Jose Goncalves a 7 de Novembro de 2007 às 15:56
Merci Amandine

Um abraço para a família Catarino
De Fer.Ribeiro a 7 de Novembro de 2007 às 03:23
E viva Castelões! Ele é televisão, ele é destaques no Sapo. Um abraço para os trabalhadores deste blog que deste lado e do lado de lá do atlâtico levam Castelões ao mundo. Parabéns!
De Jose Goncalves a 7 de Novembro de 2007 às 15:54
Obrigado Fernando, a culpa do nosso sucesso é também sua, muito obrigado pela inspiração diária que nos fornece, eh como quem tira pão bem quentinho de um forno.

De ÁguasFrias a 6 de Novembro de 2007 às 22:46
PARABÉNS
- Ao José Gonçalves pela iniciativa e criação do blog sobre "o pequeno paraíso transmontano - Aldeia de Castelões
- Ao desafio e concretização do evento - Fazer novamente pão caseiro no forno comunitário
- Às Gentes de Castelões que tão bem souberam acolher o desafio e tornar mundialmente conhecido o sentido de Comunidade.
Parabéns pela reportagem da RTP, divulgando esse ancestral uso tão próprio das Gentes transmontanas;
Parabéns pelo merecido destaque no SAPO;
CASTELÕES está de PARABÉNS.
De Jose Goncalves a 7 de Novembro de 2007 às 13:55
Muito obrigado profValbom , são precisamente comentários como o seu que nos motivam ainda mais.

Como referimos no post já existem mais iniciativas no nosso bloco de notas que serão postas em pratica, visto que a aldeia aceitou as mesmas de braços abertos.

Este evento foi o principio de vários que vão ter lugar na sua devida ocasião .
De soaresesilva a 6 de Novembro de 2007 às 22:43
Vi a vossa aldeia na televisão e fiquei com água na boca por não poder também comer o vosso pão. É que me lembrei do pão caseiro que se comia na minha terra e de que tenho muitas saudades.
De cancelas a 6 de Novembro de 2007 às 21:36
Parabéns pelo destaque, pelo forno que, suponho, deve cozer um pão maravilhoso e pelo post. Castelões merece isto tudo.
Um abraço.
De Afonso Cunha a 7 de Novembro de 2007 às 01:25
Agradecemos ao "Cancelas" a visita e o comentário com a promessa, de um dia, se fotografarem umas cancelas cá da terra para o seu Blog
De Afronauta a 6 de Novembro de 2007 às 20:22
Notícia? Eu queria era uma fatia desse pão! Não sobrou nada?
De Jose Goncalves a 6 de Novembro de 2007 às 20:29
Eu pedi para fazerem um fax com uma fatia muito fininha.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS