Quinta-feira, 8 de Novembro de 2007

CASTELÕES UMA BANDEIRA A PRESERVAR



É com muito carinho e orgulho que Castelões exibe hoje a sua bandeira do Centro Cultual e Desportivo. Fundado a 28 de Abril 1982 o centro só há poucos anos pode usufruir de instalações próprias como documentado posteriormente no post de 1 de Novembro.


Anteriormente à construção o Centro andava praticamente com a casa as costas servindo-se dos bares e tabernas locais que abriam as portas para receber o mesmo de braços abertos.



É neste Centro que temos hoje em dia a possibilidade de angariar os mais jovens e com isso transmitir-lhes o sentimento de em primeiro lugar ser Português de Trás-os-Montes e em segundo de ser de Castelões.


Não é fácil viver numa das regiões de Portugal mais carenciadas a nível de estruturas a todos os níveis e que do pouco de bom que possui tentam por quaisquer meios fechar e levar embora como foi o exemplo das Urgências em Chaves ao qual a população se opôs e deu uma resposta adequada e em unanimidade.


Consequentemente a região tem um dos maiores números de êxodo de jovens à procura do que infelizmente Portugal não pode mas deveria oferecer mais na nossa região "emprego". Na nossa aldeia temos varias historias de sucesso nas mais diversas áreas, nomeadamente escolar, engenharia, politica e artes plásticas só para mencionar algumas. A matéria prima esta aqui só a falta polir e dar-lhe uma oportunidade.




Gostaria de pedir há Junta de freguesia que contemplassem compra de um computador não só para razoes de arquivo da Junta, mas também para proporcionar aos mais jovens uma oportunidade não só de expandir os seus horizontes no mundo cibernético mas também de poder participar activamente no blogue da aldeia.


Para alem disso podem utilizar o mesmo para trabalhos escolares que exijam busca e pesquisa e assim não necessitarem de se deslocar propositadamente a biblioteca em Chaves para efectuar a mesma. O mundo para estes jovens pode e deve ser risonho, para isso basta criar as condições e nada melhor do que a Junta participar e dar assim o seu contributo. Fica aqui  lançado o desafio a mais uma iniciativa que poderá dar os seus frutos assim que as sementes sejam plantadas.


Gostaria de acabar com mais uma nota positiva. O nosso blogue atingiu hoje a bonita marca de 10,000 visitas. Nada mau para um blogue que teve inicio à sensivelmente quatro meses.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:48

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De Afonso Cunha a 8 de Novembro de 2007 às 15:57
Eu também já dei para esse peditório, Zé, mas vamos ter que esperar um pouco mais, pois o tema é novo na Terra e por isso há que o abordar com alguma paciência.
Quando a escola primária fechou, por decisão politica e já lá vão 3 anos, sugeri ás pessoas da Junta que se deveria contactar quem de direito, no sentido de avaliar qual a possibilidade do equipamento informático da escola pudesse transitar para a Junta, com a finalidade de proporcionar à população, para além dos motivos que evocas, a possibilidade do uso da InterNet para comunicação directa com os familiares de cada um.
Outro pedido foi dirigido à Direcção da Associação, para a aquisição de um PC c/ Banda Larga, mas rapidamente entendi, que no Banco é que os €uros estão bem, pois lá não apanham sol e por isso não se estragam.
Qual o emigrante que em qualquer parte do mundo, não gostaria de contactar com a sua mãe, avó ou irmão, através de sistema misto, áudio e voz via InterNet ?
Já lá vai o tempo, em que o Alfredo recebia uma chamada na taberna dos Estados Unidos ou França e logo pedia a um Garoto que fosse rápido a casa de alguém pois o telefone voltaria a Ringar " dali a nada.
Por isso, vamos acreditar na nova geração, que felizmente está cada vez mais a fixar-se na aldeia e para quem nada disto é novo, possa ajudar a concretizar esse e outros projectos.
De Aldeia de Castelões a 9 de Novembro de 2007 às 13:02
Compreendo que o tema é novo e não se pode fazer tudo de uma vez, no entanto as pessoas em Castelões tem de se mentalizar que nos dias de hoje o computador é o instrumento de trabalho fundamental e necessário . Como exemplo e isto já me aconteceu a mim, se o meu computador avariar aqui no trabalho tenho de ir embora para casa, visto que não tenho o meu "caderno" para escrever. Se realmente existe material informático na escola como dizes já poderia ter passado de mãos antes que desapareça sabe-se lá para aonde.

Tenho mais algumas ideias a nível do edifício escolar mas não as vou deixar aqui neste espaço, falaremos mais tarde no msn.

Cumps

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS