Quinta-feira, 15 de Novembro de 2007

O PADROEIRO DE CASTELÕES


(São Pedro o Padroeiro de Castelões do lado esquerdo do altar mor)

(Texto de Afonso Cunha)


Ficou em tempos, a promessa de voltarmos ao tema do Padroeiro de Castelões, pelo facto de muitas pessoas da Terra, principalmente as mais novas, estarem convencidas, que a Senhora das Necessidades é a Padroeira da nossa Aldeia, o que não corresponde de todo à verdade.

Com efeito o Padroeiro de Castelões é o S. Pedro e por isso a nossa igreja, tem como nome, Igreja de S. Pedro, o que certamente muita gente também desconhece.


A falta de conhecimento desta realidade por parte dos mais novos, provavelmente, deve-se ao facto de já há muitas décadas, deixar de se praticar um ritual muito antigo, que era a realização da Festa do Padroeiro a 29 de Junho. Esta Festa que consistia unicamente de uma Missa, seguida de uma procissão que saia e retornava, da Igreja ao Cruzeiro.


E porque teria o Povo deixado cair tal ritual, tão antigo e em honra do seu Padroeiro?


Seria pelo facto de terem sido subtraídas duas imagens do Santo da sua igreja?


Eu não sei, o que sei pelo que me foi relatado, é que da Igreja foram levadas, nos primeiros anos da década de 50, talvez para Lisboa, pela mão do padre Francisco, que depois deixou de o ser por ter casado, duas imagens do Padroeiro de grande e raro valor artístico e possivelmente monetário, para não falar, do sentimental e patrimonial, pois se uma das imagens representava o Santo em pé com vestimenta de Papa com a Mitra na cabeça e a chave na mão, já a outra, tinha a particularidade de representar o S. Pedro sentado num cadeirão de madeira, com apoio de braços, igualmente com vestimenta de Papa e Mitra, só que estas se encontravam ornamentadas com pedras brilhantes, não se sabendo de que tipo ou valor, para além de ostentar, anéis nas suas mãos.


Foi-me dito ainda, por quem durante muitos anos cuidou da igreja, que esta segunda imagem se assemelhava bastante com a de Santiago de Compostela, pela posição, pelas vestes, pelas pedras brilhantes e ainda pelo tamanho, só que neste caso, bastante mais pequena. Para quem conhece e para ficar com uma ideia do tamanho, o S. Pedro sentado, ocupava por completo, o Altar que actualmente é dedicado à Senhora de Fátima na nossa igreja.


Hoje em dia, o S. Pedro continua a estar representado na sua igreja com uma bela imagem ocupando um lugar de destaque ao lado do Altar-Mor, só falta mesmo é o reactivar do ritual de se comemorar o dia do nosso Padroeiro com Missa e a Procissão até ao Cruzeiro.



(Local dentro da igreja no qual estava o São Pedro sentado no cadeirão e que hoje em dia é ocupado pela imagem da Nossa Senhora de Fátima )


Quanto às imagens subtraídas da igreja, o Povo já há muito que perdeu a esperança de poder um dia voltarem à Aldeia, a não ser que este Post possa ser lido por alguém que já viu algo semelhante ao descrito e nos possa dar informações úteis no sentido de as podermos recuperar.


Que o S. Pedro nos ajude.

 

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:13

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De rente a 15 de Novembro de 2007 às 09:45
fiquei espantada em saver que o padroeiro de casteloes è o sao pedro pouca jente ou nenhuma deve estar o corrente ,eu fiquei bastante soprendida com iso . parabems au afonso por estas lindas fotos e ti tambem e por tudo que tindes feito; a televicao foi o masimo quem diria que um dia casteloes pasava na televisao parabems a voses

rosa

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS