Domingo, 18 de Novembro de 2007

FORNO COZE 25 ANOS DEPOIS (CAPITULO II)




Como prometido cá estamos novamente no fim de semana para mais uma vez retornar à bonita historia do forno que a nossa aldeia tão bem organizou.


Se estão bem lembrados acabamos o primeiro post com a Tina a fazer a massa na masseira que depois de trabalhada tem de "levedar" ou se preferirem expandir. Ora bem, para que isso aconteça a massa tem de estar exposta a uma certa temperatura para que a mesma "cresça" e possa assim mais tarde transformar-se em larentas e pães. Em cima podemos ver isso mesmo, a massa foi posta dentro de "jigos" coberta com os lençóis do tendal e assim deixar o sol fazer o seu trabalho de aquecer lentamente a massa por um determinado período de tempo.




Enquanto a massa levedava na Eira, o forno ia aquecendo. Nesta foto podemos ver isso mesmo, o "mestre forneiro" tinha já um forno com um fogo bem activo. Gostaria de chamar a atenção para o facto de se ver o fogo em um dos lados do forno e não no centro. Para quem sabe este efeito tem como propósito aquecer o forno do lado oposto ao fogo ou seja se o fogo estiver do lado direito do forno o lado esquerdo é aquecido e consequentemente se estiver do lado esquerdo aquece o lado direito.


Também é possível de ver na foto os lareiros do lado direito que servem para "rascalhar" o forno ou seja é necessário para alem de aquecer o forno em geral também trabalhar a superfície com um ou vários lareiros dependendo a rapidez com que o mesmos se vai queimando.





Entretanto debaixo do alpendre mais uma actividade esta a ser posta em pratica. Uma vez que o forno esteja quente é necessário varrer as brasas e cinzas para fora do mesmo, assim sendo é necessário construir o "matao".


O Matao não é mais do que uma vassoura e é geralmente construído por arbustos verdes para que não se queimem quando se varre o chão do forno. O mesmo pode ser feito de fentos ou sargaço, dependendo somente da vontade do forneiro e é apertado no fundo de um lareiro de acordo com a tradição da aldeia que se foi passando de geração em geração.  Neste caso concreto o sargaço foi o arbusto de eleição e com o supervisionamento do Carlos Catarino o Armindo vai apertado o matao ao lareiro com a preciosa ajuda do Júlio.





Nesta foto podemos ver o Carlos a construir o "vencelho" enquanto o Armindo vai apertando o matao com o atento olhar do Zé Maria que concerteza foi dando algumas dicas ao método de construção do mesmo.





Concluído o trabalho dos matoes os mesmos são humedecidos em agua  e geralmente postos de lado ate quando sejam utilizados. Nesta foto podemos ver também a "pá" que vai servir para depositar os pães dentro do forno como vamos ter a oportunidade de mostrar mais tarde.





Mais uma bela foto dos matoes e pá que nesta altura estavam já prontos para entrar em acção.





Se estão bem lembrados do primeiro post , mostrávamos um molho de palha que iria fazer o chão do tendal. Nesta foto é possível ver que o mesmo já tinha sido posto no seu local o que é sinal que a massa esta quase pronta para ser "tendida". Podemos ainda apreciar o forno a aquecer agora com o fogo do lado esquerdo.


Gostaria também de referir que o "A Voz de Chaves" já publicou no seu jornal a historia do forno de Castelões. Para aqueles que queiram podem sempre dar uma espreitadela ao jornal do qual deixo aqui o link :

http://www.avozdechaves.net/index.asp?idEdicao=259&id=8378&idSeccao=2277&Action=noticia


Vamos nos despedir e ficar por aqui, para o proximo fim de semana teremos mais fotos do evento com mais um capitulo a não perder. Espero que continuem todos a ter um bom fim de senama e como sempre ca estaremos na proxima semana com mais fotos e historias da nossa "terrinha".

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:54

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS