Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007

LAGAS E BELORTIGA



Esta é mais uma bela foto da nossa aldeia que foi tirada do Monte Agudo em direcção as Lagas e mais em cima a Belortiga . É em Belortiga que a aldeia dispõe da maioria da agua que é consumida na aldeia e também a agua para regadio.


Com um moderno tanque de grandes dimensões que mais se assemelha a uma piscina a agua é assim armazenada e mais tarde utilizada por um sistema de regadio que foi construído nos meados da década de 80. Fica aqui a promessa de um dia falarmos mais em pormenor sobre este tema.


Esta parte Poente da aldeia tem infelizmente crescido pouco em termos de novas construções como alias já tínhamos referido em posts anteriores, talvez devido à distancia que se separa à estrada de ligação a Chaves, mas no entanto como podem observar a area encontra-se em condições privilegiadas para novas construções já que as vistas proporcionadas deste local são de rara beleza.


Bem lá no cimo da montanha podemos ainda observar a "única" mancha verde que ainda não sucumbiu aos incêndios florestais. Trata-se de uma área de pinheiro bravo e se não me falha a memoria engloba uma área total de mais ou menos 35 hectares. O nosso pulmão verde vai assim resistindo as investidas dos fogos de Verão e com isso temos de estar bastante satisfeitos. Oxalá com o tempo possamos ainda ter mais áreas como esta.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:00

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
6 comentários:
De Luís da Granjinha a 1 de Dezembro de 2007 às 22:02
Qual é Aldeia em que o Telefone do Posto Público, instalado no seu único "Centro Comercial e Social" é atendido até pelo cliente que está mais à mão?

Quem adivinhar «paga» uma filhó e uma rabanada ao próximo «turista» secreto!

Saudações

Luís da Granjinha
De Jose Goncalves a 2 de Dezembro de 2007 às 02:29
Estou a ver que o Sr Luis foi ate ha Igreja do Fernandinho. Espero que tenha gostado do sitio e tenha saboreado uma "pomada".

Cumprimentos dos States
De Luís da Granjinha a 2 de Dezembro de 2007 às 15:28
Ainda não!

Estamos, mas é, a preparar o caminho!

Ao que parece, o regresso é mais difícil do que a ida!

Há por lá um misterioso feitiço que faz com que quem lá vai não fique sem vontade de lá sair!

Se, e é bem verdade, a Natureza de Castelões nos encanta, a hospitalidade (que agora se usa com mais frequência «o calor humano») conforta e aconchega os visitantes.

Depois, e ainda por cima, com as páginas deste Blogue, admirem-se que caiamos na tentação de IR LÁ!

Saudações amigas

Luís da Granginha






De Luís da Granjinha a 2 de Dezembro de 2007 às 15:34
Isto de escrever e editar ao mesmo tempo até nos faz dar erros. ".....com que quem lá vai «««NÃO»»» fique sem vontade de lá sair!"" Este «««««NÃO»»»» está a mais.
Prometemos ser mais cuidadoso.
Obgdº.
De doaltodofragãovosfalo a 3 de Dezembro de 2007 às 21:03
Ó Sr. Granjinha, não se preocupe com os erros,escreva até que os dedos lhe doam, vale mais um comentário cheio de erros duque as opiniões dos erros que se dão, portanto fica aqui um alerta para aqueles que escrevem menos bem, que não tenham problemas em escrever o que lhes vai na alma,raisvenhaquenumvospartiche, escrevam !!!
De Luís da Granjinha a 3 de Dezembro de 2007 às 23:14
Sr. Do Alto do Fragão,

A sua cortesia em comentar as expressões da nossa presença neste fórum merece a declaração do nosso agradecimento.

Apoiamos o seu convite a que todos os visitantes deste Blogue deixem opinião, sugestão, ou outra forma literária de sinal da sua visita.

Correndo o risco de nos tornarmos repetitivo - e eventualmente vaidoso - copiamos para aqui uns parágrafos que já editáramos no Capítulo III:

- “””Os CASTELAMUNENSES estão mesmo de PARABÉNS pela bonita figura que estão a fazer, e particularmente através deste Blogue!

E os que aqui, ao Blogue, fazem visita falem do seu «crescer água na boca», do seu contentamento por serem de CASTELÕES, e da vaidadezinha que este Blogue lhes está a dar.

Castelões, os seus residentes, os que trabalharam para a «Festa do Forno» e, com certeza, os autores do Blogue contentes e gratificados ficarão com as assinaturas dos visitantes.””””

CASTELÕES já granjeou muitos admiradores e amigos com a edição deste “Diário”.

Cumpre aos CASTELAMUNENSES, em especial, e aos amigos e visitantes, em geral, apoiar esta notável iniciativa dos pioneiros, Srs. AFONSO CUNHA e JOSÉ GONÇALVES.

Quanto a nós, como visitante e amigo, cá andamos sempre a entrar nesta casa, pois sabemos ser bem acolhido, embora muitas vezes «maltratado» com os ougaços e o crescer de água na boca com que os «marmanjos» dos autores nos castigam por estarmos tão longe desse rincão e de outros vizinhos.

Em nome do «««ALDEISMO»»» que ambos professamos, permita-nos o convite para visitar o Blogue “Valdanta”.



Saudamos todos os Castelamunenses, e o sr. “Do Alto do Fragão” em especial,

Luís da Granginha

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS