Sábado, 15 de Dezembro de 2007

A IGREJA VISTA POR DENTRO



Ficou à tempo a promessa que iríamos mostrar a nossa pequena mas bem organizada Igreja por dentro e estamos assim a pagar essa promessa no post de hoje. O Natal esta mais uma vez a bater à porta e como é do conhecimento de todos simboliza precisamente o dia em que Jesus nasceu.


Tradicionalmente a igreja reveste-se de um lindo presépio do qual tentaremos trazer aqui num outro post para celebrar a vinda de Cristo ao mundo. No entanto as fotos de hoje remontam ao Verão e ilustram as varias remodelações que a igreja sofreu durante os tempos. Estou concerteza lembrado do tempo em que o chão era de granito e não de madeira tratada, assim como as paredes eram cobertas de uma espécie de barro com varias pinturas que foram desaparecendo com o tempo e agora esse barro foi removido e o puro granito tratado com a dignidade que merece.


Estes são algumas das diferenças entre muitas outras ao qual deixo ao dispor a área de comentários para se prenunciarem sobre as mesmas. Na foto em cima podemos observar o altar-mor que esta inserido numa parte da Igreja de reduzidas dimensões quando comparada com o resto da nave principal. Por baixo de um lindo arco de granito o altar que é totalmente construído em madeira e revestido a folhas de oiro e tem a particularidade de ter um estilo muito românico.



 

Esta foto é uma vista desde o Altar-mor para a entrada principal da igreja. Podemos ver o púlpito do lado direito o qual já não é usado nos dias de hoje e que também ele é adornado com belos trabalhos de madeira e folha de oiro e o coro para aonde os homens ainda hoje e por tradição se deslocam para assistem à missa.




Não sei se estão lembrados mas falamos aqui à dias num outro post dedicado ao padroeiro de Castelões (15 de Novembro) que existia na altura duas imagens do São Pedro que foram retiradas precisamente deste pequeno altar do lado esquerdo da Igreja aonde é visível a imagem da Nossa Senhora de Fátima. O São Pedro esta hoje do lado esquerdo do altar-mor como podemos ver na foto.



Esta foto é precisamente o lado oposto e podemos ver a saída lateral da igreja que hoje também sofreu beneficiação com uma porta nova. De enaltecer o facto de ter sido também colocado à volta de toda a igreja aquele lindo painel em madeira tratada com tons castanhos a condizer com o chão e os bancos.



Mais uma bela foto desta feita tirada desde o coro para o altar-mor com a particularidade de poder ver em detalhe o lindo candeeiro que esta sobreposto sobre o centro da igreja e que ilumina o espaço. De notar também no altar os pequenos detalhes em folha de oiro sobre as varias pecas que compõe o mesmo.

Gostaria de também agradecer em nome do povo de Castelões ao Paroco da Aldeia o Sr. Padre Diogo o facto de estar entre nos já à largos anos e que tanto tem contribuído para que a igreja possa ser o espelho da aldeia. Para si fica aqui a merecida dedicatória do post de hoje de uma aldeia que sabe respeitar e contribuir quando assim lhe é pedido.

Vamo-nos despedir desejando a todos um bom fim de semana e esperando que tenham gostado do interior da Igreja de São Pedro em Castelões. Para a semana com é habitual cá estaremos mais uma vez a mostrar ao mundo e principalmente aos nossos conterrâneos mais uma historia e mais uma foto da nossa aldeia.


Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:00

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De rente a 17 de Dezembro de 2007 às 06:01
mais uma ves parabems por estas belas fotos e um regalo vir aqui matar saudades da nossa querida aldeia
rosa
De Afonso Cunha a 15 de Dezembro de 2007 às 15:43
É bom regressar a casa, depois de alguns dias passados no hospital, devido a uma cirurgia ao nariz.
E como é bom poder entrar no nosso Blog e voltar ao convívio dos nossos amigos.
E como é bom ver no Post de hoje, um dos símbolos mais belos e mais marcantes da nossa Aldeia. Acredito que estas fotografias vão deixar muita gente admirada, refiro-me aos que não vão a Castelões hà meia-dúzia de anos, mas que a Igreja está linda e confortável, todos o reconhecem.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS