Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2007

"LUÍS DA GRANGINHA" O VERDADEIRO PAI NATAL



Embora de fogacho , este Sábado passado, tive o prazer de conhecer o Luís. Trata-se de um homem maduro, sessenta e poucos, de vestes formais, que distribui simpatia por todos, mostrando um enorme dom para as palavras e letras, pois nem todos podemos criar porcos, disse ele na do Alfredo, demonstrando total disponibilidade e parecendo profundamente integrado no meio dos Castelomonenses , como ele nos chama.



Com o Luís, tivemos alguns, a possibilidade de viver o verdadeiro espírito  Natalício ao estarmos na presença do verdadeiro Pai Natal. Não daquele barrigudo de barbas brancas, fruto de uma das maiores campanhas de Marketing , made USA, mas do mais puro de todos. Não daquele que espera cartas dos meninos, mas daquele que telefona a saber quantas crianças há. Pois nesse fogacho de Sábado, ele veio deixar presentes para as crianças da aldeia e um delicioso pão doce, de Terras de Santa Maria, para acompanhar a pomada que corre pelo balcão da Taverna do Fernandinho.

Pena, que imponderáveis de última hora, nos tirassem a possibilidade de sociar-mos um pouco mais. Tivera eu o seu dom, que teria muito mais para escrever, tal foi a admiração que deixou cá pela terra.

Castelões arranjou um amigo e o "Luís da Granjinha" arranjou outra Terra.


                                                                                     (Texto: Afonso Cunha)

Publicado Por Aldeia de Castelões às 13:07

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
5 comentários:
De kathleen Cunha a 1 de Julho de 2008 às 21:16
Olhaaa O Hugo E O Daviid..!! Um Beijinho Meuus Amores da voca prima que esta semprea pensar em voss..:)♥
Kathleen Neta de Palmira Monteiro e de Alredo Cunha
De doaltodofragãovosfalo a 30 de Dezembro de 2007 às 00:56
Nada é ao acaso,numa bela manhã de domingo, eis que surge por as terras de Castelões, eu não diría o Pai Natal, mas o espirito Natalicio encarnado na pessoa do Luis da Granjinha.
Como se não bastassem as suas belas prosas que têm enaltecido Castelões e as suas gentes, ainda levou prendas para os garotos e pãozinho doce para os adultos, ora quem tem amigos assim não morre na cadeia.
Estes acontecimentos unem e contagiam as pessoas, portanto os meus parabens ao sr.Luis da Granjinha.
A todos que se encontram, falam, comentam neste blog, para vós e para aqueles que fazem parte do vosso projecto de vida, façam o favor de ter um ano feliz e que os vossos objectivos se concretizem.
De J. Pereira a 28 de Dezembro de 2007 às 22:50
Quem tem o prazer de conhecer o sr. Luís não reconhece um amigo que até parece de longa data, mas um irmão ou um parente que regressou de uma longa viagem e que há muito tempo nos tinha deixado. Chega cheio de saudades e de carinho para todos. Acho que o exemplo dele uniu-nos em volta do nosso torrão que muitos teimam em desprezar e amesquinhar. Quando da passagem dele pela guerra do Ultramar, os Umbundos chamaram-lhe "Kundi", que é o mesmo que dizer "Amigo".
De Luís da Granginha a 28 de Dezembro de 2007 às 16:54

São Quatro menos dez desta tarde de 6ªfª., 28 de Dezembro, 2007.

Abrimos os Blogues e damos -nos com uma surpresa daquelas que nos deixam mesmo aturdidos, assarapantados, gagos, sem movimento, e nos põe a molhar a cara, o “pulóver”, o lenço e …as teclas que nos abrem portas, janelas e corações!

A história e as fotos estão muito bonitas. Só o nome desse (deste) vosso amigo que vos visitou é que está a mais.

Não temos preconceito em declarar o nosso gosto, o nosso apreço e/ou a nossa admiração seja por quem ou por que for que os sintamos.

O Blogue CASTELÕES caiu-nos logo no goto, quer pela circunstância de ser dedicado a (mais) uma ALDEIA ALTO-TAMEGANA, quer pela “arquitectura” dos seus conteúdos, quer, ainda, pela simpatia comunicada pelos seus autores, e exemplo de solidariedade, brio e boa vizinhança CASTELAMUNENSES.

Depois, na nossa primeira visita, sentimo-nos tão bem recebidos (até nos ofereceram de almoçar!) que tivemos mesmo de “carimbar” CASTELÕES com o

CERTIFICADO DE QUALIDADE
DE
B O A T E R R A e B O A G E N T E!

Agora, na segunda visita, encontrámos a mesma espontânea e afável disponibilidade para nos aturar na pessoa do sr. JÚLIO, um verdadeiro «Chairman».

Depois, na ««BASÍLICA de D. ALFREDO»», cumprimentámos os “SETE SÁBIOS” de CASTELÕES, reunidos em agradável conciliábulo, cujo exemplo recomendamos a outros tribunos.

Informados de uma cerimónia religiosa prestes a cumprir-se, sentimos a premência de sermos ainda mais breves na visita.

Mas era essa alegria, estampada nas fotos desta página, que pretendíamos compartilhar com os CASTELAMUNENSES.

A todos quantos nos deram o gosto de os cumprimentar e saudar deixamos o nosso agradecimento.

A Todos «OS DE CASTELÕES» os nossos parabéns por serem de uma ALDEIA mesmo linda, e por mostrarem tanto dinamismo, tanta iniciativa, e tanto respeito pelas gerações passadas, presentes e futuras.

UM A N O N O V O

COM «M E S A D A S» DE SUCESSOS E ALEGRIAS

““PARA VÓS TODOS””


Luís da Granginha
De Jose Goncalves a 28 de Dezembro de 2007 às 13:45
O Verdadeiro espírito Natalício invadiu Castelões . O Luís da Granjinha foi o verdadeiro Pai Natal para as crianças e graúdos de Castelões .

Um bem haja para um homem que se apaixonou por uma aldeia fria da serra mas que tal como o Luís é muito humilde e quente na sua maneira de ser. Não à palavras para exprimir o seu acto e estou convicto que os Castelomonenses jamais o esqueceram tambem.

Tinham-me contado à
muito, muito tempo que o Pai Natal não existia e não passava mais do que do produto da imaginação das pessoas. Pois bem, a partir de hoje volto a acreditar que afinal não era mentira o Pai Natal afinal existe e tem o coração mais grande do mundo.

Pena mesmo foi não ter podido acompanhar esse pão doce com uma pomada e dois dedos de conversa com o Luís .

José Gonçalves

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS