Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008

A ROCA E O FUSO



Já lá vão quase sete décadas desde que esta foto foi tirada na Eira do Forno e que belo momento ela nos trás. A mesma remonta aos anos 40 não sabendo exactamente a data e dá-nos mais em detalhe uma das actividades que as senhoras praticavam que era o fiar da lã.


Eis como iniciar o novo ano com esta bela foto gentilmente oferecida pelo Armandinho que teve a bondade de nos deixar digitalizar e preservar a mesma para a adicionar ao nosso arquivo e claro esta ao blogue de Castelões.


A actividade do fiar da lã tinha o seu epilogo durante o Outono já que primeiro haveria que "rapar" a lã das ovelhas como já aqui mostramos no post de 24 de Setembro de 2007. Depois a lã teria de ser lavada nos riachos que abundam pela aldeia e finalmente era fiada como podemos observar neste grupo de senhoras. A Roca e o fuso eram as ferramentas ou utensílios utilizados na época para poder fiar a lã e que mais tarde era então transformada em fio.


Gostaria de passar a apresentar as senhoras da foto. Em pé da direita para a esquerda temos: Escundina Cunha, Joaquina Cunha, Palmira Cunha e Maria Cunha. Em baixo temos a Maria Carneiro e a Carlota Órfão.


Ficamos imensamente agradecidos ao Armandinho e esperamos que esta foto seja o principio de mais fotos de décadas passadas que possamos postar aqui no blogue. Como é do conhecimento de todos nos dependemos de todos vocês para nos poderem ajudar com fotos e historias que queremos e vamos divulgar.


Esperamos sinceramente que tenham todos passado um óptimo fim de ano e que o ano que principiou seja ainda melhor que o anterior.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:27

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
3 comentários:
De ISABELLE a 9 de Janeiro de 2008 às 13:09
eu penso que e a minha mae ermelinda da cunha e nao a irma secondina.
foto muita bonita!!!
thank you
De Afonso Cunha a 5 de Janeiro de 2008 às 12:08
Esperamos que o Post e a foto de hoje, sejam encorajadores, para que outros, nos disponibilizem outras fotos e outras histórias ,de forma a que o Blog possa ser tão diversificado quanto possível.
São fotos como esta, que nos trazem à memória vivências passadas e impossíveis de reeditar, isto para os mais velhos, já para os mais novos e principalmente para as 2ªs gerações, eles são uma fonte de informação para saberem como se vivia em Castelões à 40 ou 5o anos atráz.
Pela minha parte, gostei de ver na foto as minhas tias, Carlota e Palmira.
Obrigado Armando.
De Luís da Granginha a 3 de Janeiro de 2008 às 11:39
Muito bem!
Sem favor algum!
Foi uma belo começo de Ano, do Blogue.
Se estes, os Blogues, são feitos com diversos, ou multiversos, assuntos, nos Blogues paroquiais (bem gostamos mais de lhes chamar «das Nossas ALDEIAS) as «Memórias» são imensamente queridas.
E esta é linda!
Em frente!

Saudações

Luís da Granginha

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS