Quarta-feira, 9 de Janeiro de 2008

A CASA DO TIO LUÍS



Hoje temos o prazer de mostrar em pormenor um dos muitos trabalhos em cantaria que embelezam as janelas de muitas casas na aldeia. O bonito, simples e elegante arco em granito que adorna a janela vem-nos convidar a falar de arquitectura e beleza artística do granito numa época em que "sachar" as batatas e demais "mantimentos" era bem mais importante do que propriamente o estilo de uma janela e demais ornamentos. Também de salientar os dois pequenos púlpitos por baixo da janela que serviam para estender uma tábua de madeira sobre os mesmos e com isso alojar algumas plantas que na altura seriam propriamente plantas de cozinha como por exemplo a salsa para servirem na confecção de refeições. Porem não deixa de ser interessante o facto de já nesses tempos os proprietários das casas revelarem uma certa apatia para a arquitectura e um certo gosto pessoal na construção do seu lar.

Para quem ainda não reconheceu a janela apenas direi que pelo lado oposto da mesma ou seja dentro da casa muito ar se talhou e ossos se endireitaram não fosse o proprietário o "Tio Luís" o "endireita" da aldeia ao qual muitas pessoas propositadamente se deslocavam (inclusivamente de outras aldeias) para aliviarem as dores de algum "mau jeito" ou entorse dado no árduo dia a dia de trabalho. O Tio Luís como acarinhadamente era conhecido por todos nos tinha o condão de tocar num braço ou perna e em poucos minutos restabelecer novamente a vitalidade ao malogrado(a) paciente.

Infelizmente o Tio Luís já não se encontra entre os mortais, mais deixou a sua marca na aldeia passando o testemunho aos mais novos do qual um dia mais tarde traremos também aqui ao blogue em detalhe.

Gostaria de terminar o post de hoje relembrando a todos que a partir de hoje esta disponível na coluna lateral do lado esquerdo mais uma ferramenta no blogue. A mesma pretende dar a todos os que nos visitam a possibilidade de ver e se assim for o caso copiar para os seus arquivos pessoais as fotos que nos vão chegando de todos vos e que com o tempo vamos postando neste espaço. A ferramenta encontra-se debaixo do nome "Fotos no Flickr" e as fotos são acessíveis bastando carregar em qualquer uma das 5 fotos sortidas que vao aparecendo. Espero sinceramente que gostem da ideia e como sempre nos continuem a proporcionar ainda mais fotos para podermos publicar no nosso cantinho da net.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:06

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Afonso Cunha a 9 de Janeiro de 2008 às 23:30
O rústico tosco, é uma das características da construção em Castelões que por vezes revela pormenores de bom gosto, como é o caso desta janela.
Quanto ao bom do "Tio Luís", ele foi sem dúvida o grande Ortopedista de Castelões bem como o curandeiro de muitos Males com a sua sabedoria e os seus conhecimentos em coisas do Sobrenatural .
As pessoas de Castelões, são testemunha disso mesmo, bem como muita gente de outras aldeias vizinhas.
Agora que se tenta levar as Urgências Hospitalares para longe de Chaves, que bom seria termos o "Tio Luís" em plena actividade

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS