Sábado, 12 de Janeiro de 2008

MATANÇA DO PORCO



  A matança do porco era em Castelões um ritual com imensas tradições. Longe vão os dias em que por estas alturas se ouviam um pouco por toda a aldeia o guinchar destes pobres animais que eram e são sacrificados para o consumo de todos nos. O famoso presunto é uma das partes essenciais do animal se bem que nenhuma parte do mesmo se desperdice.

Desde os intestinos para fazer chouriços ao rabinho para fazer um cozido a Portuguesa o porco é consumido na sua totalidade e faz uma parte substancial da dieta Transmontana e não só.




Usando métodos rudimentares os porcos eram assim abatidos para posteriormente serem tratados com os métodos tradicionais que passaremos a descrever.




Uma vez que o animal esteja sem vida, o mesmo era pesado numa balança. Isto servia normalmente mais por curiosidade para se saber ao certo o peso que o animal alcançou desde que foi criado desde pequeno.




O sangue era imediatamente tratado mais uma vez recorrendo aos métodos tradicionais para mais tarde fazer parte de várias funções em termos gastronómicos como as famosas filhoses de sangue com açúcar e também para servir no fumeiro uns dias mais tarde para confeccionar as não menos famosas sangueiras.




O processo de arranjo do porco entrava assim em rodagem. Para que os presuntos fiquem com a sua aparência normal as patas traseiras eram puxadas para dentro do animal que neste caso em particular foram simplesmente seguradas com um "cepo" de madeira. Imediatamente seguia-se a tosquia do porco normalmente feita com palha. Esta operação realizava-se com a intenção de remover todo o cabelo do couro do porco e dar ao mesmo uma cor que era apelidada de bonita ou seja um castanho claro/escuro dependendo dos gostos.




Uma vez terminado um lado do porco o mesmo era simplesmente virado do lado oposto e o ritual era repetido ate que o mesmo estivesse pronto.




Uma vez terminada a operação tosquia, o(s) porco(s) eram bem lavados para retirar todas as cinzas e impurezas. Nesta foto podemos ver em primeiro plano um grupo a lavar um porco enquanto o segundo grupo ainda tosquiava o outro.




Uma vez que um lado do porco estivesse lavado e tal como na tosquia virava-se o porco e lavava-se o lado oposto. Nesta foto é possível ver a diferença de tons ou cores entre o lavado (parte inferior) e o lado que ainda não foi lavado (parte superior)




No processo de lavagem nada era esquecido e toda a superfície do animal era lavada incluindo as patas e orelhas. De notar os utensílios utilizados para lavar que eram simplesmente pedras.




Uma vez finalizada a operação lavagem o porco era trasladado para o interior de casa aonde era normalmente depositado em palha e o processo de desmantelamento tinha assim inicio. Aqui na foto podemos ver isso mesmo com o matador a remover a "couracha".


Hoje vamos ficar por aqui sem no entanto lembrar a todos que temos mais fotos da matança que vão ser publicadas nos próximos posts. Desejo a todos um bom fim de semana e como sempre para a próxima semana cá estaremos mais uma vez com mais fotos e historias da nossa pequena mas bela aldeia.


Publicado Por Aldeia de Castelões às 03:05

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Luís da Granginha a 12 de Janeiro de 2008 às 23:25
Uma bela reportagem no seguimento das que nos vem habituando este Blogue.

Não tardará muito o tempo em que estes relatos passarão a preciosos documentos históricos.

E eis, assim, encontrada mais uma mais - valia dos Blogues das Aldeias, à semelhança do de CASTELÕES.

É por estas e por outras que alimentamos o nosso entusiasmo, declaramos o nosso apoio e festejamos os Blogues que divulgam as memórias, tradições e peculiaridades das pérolas da nossa estimação - As ALDEIAS da NORMANDIA TAMEGANA.

Luís da Granginha

ps.: gostaríamos de saber a que ano, ou que época, reportam estas fotos.
Obrigado.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS