Sábado, 2 de Fevereiro de 2008

RUA DA IGREJA



Vamos hoje visitar uma das ruas mais pacatas e porque não aconchegada da nossa aldeia. Cheia de uma rica historia a rua da Igreja leva-nos como o próprio nome indica à Igreja de São Pedro uns poucos metros mais abaixo do que a foto nos mostra.


De reduzidas dimensões em termos de largura, pois seria quase impossível um carro ser conduzido na mesma a rua tem um leve declive desde o seu inicio (no forno comunitário) ate à entrada no adro da Igreja. Devidamente ladrilhada os vizinhos que dela fazem o seu uso tem no entanto um orgulho especial em manter a mesma muito bem tratada, não fosse esta a rua que em todos os Domingos uma aldeia inteira se desloca ao templo de culto.


A rua como previamente descrito ganha o seu aconchego pelas referidas dimensões aliado ao perfil de construções em granito com vários pormenores a destacar. De notar em primeiro plano os belos pormenores em granito que a janela nos proporciona com um belo arco assim como o pormenor em zinco que ambas as portas apresentam e que de uma maneira geral acompanham o declive que a rua apresenta. De notar o belo trabalho da janela em madeira assim como o próprio telhado a dar mostras dos "caibros" de madeira que o seguram. Do lado oposto uma das varias escadas em granito já com alguns degraus bem gastos, fruto do seu uso diário. O negativo é mesmo o trabalho em pichelaria feito na nova construção do lado esquerdo.



 

Olhando para a rua do lado oposto salta logo à vista os pequenos mas não menos importantes jardins (afinal não os à só em Chaves) e plantas que ornamentam a rua e dão um belo aspecto à mesma, assim como a sua bela calcada ligeiramente em arco muito bem mantida por todos os residentes.


Tradicionalmente é uma rua fresca (incluindo de Verão) devido ao facto de ter o sol pela manha, mas durante a parte mais quente do dia devido à trajectória solar a mesma fica algo protegida da torradeira das horas da "sesta".


Falando em termos de residentes direi que a rua não sofre de abandono humano. Desde a Carminda e filhos ao Domingos e família, passando pela família Cruzes e ambas as famílias Martins a rua respira saúde humana. Numa altura que tanto se fala em envelhecimento da população das aldeias e consequente abandono das aldeias, temos nesta rua um exemplo contraditório à regra.


Não sabendo exactamente a ordem em que as ruas em Castelões foram construídas presumo que esta seria uma das ruas principais da aldeia juntamente com a Rua Central tal e porque a Igreja foi ali ao fundo construída e em tempos para aqueles que ainda se recordam o adro da própria Igreja servia também de cemitério da aldeia. Mais recentemente em 1932 o novo cemitério foi trasladado para o local actual e o adro da Igreja de São Pedro ganhou o lindo aspecto que hoje detém e que um dia vamos também aqui trazer ao blogue em detalhe. Fica aqui a promessa.


Fica aqui também mais uma promessa de trazermos aos poucos mais ruas de Castelões acompanhados pelos seus pormenores alguma historia e quem nelas reside. Despeço-me como sempre desejando a todos um óptimo fim de semana e como é habito para a semana cá estaremos mais uma vez com mais fotos e historias para contar da nossa pequena mas linda aldeia Transmontana.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 03:03

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De Amandine a 7 de Fevereiro de 2008 às 13:14
Muitas saudades da nossa aldeia ..... ja não falto muito tempo para ser o mes dagosto ....beijos
De Afonso Cunha a 6 de Fevereiro de 2008 às 22:58
Nesta fotografia gostava de salientar um pormenor do qual Castelões se pode orgulhar, o saneamento, que podemos ver na foto uma tampa do mesmo.
Quantas aldeias por esse país fora, não se orgulhariam do mesmo.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS