Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2008

ENTRUDO EM CASTELÕES



É Carnaval e ninguém lava a mal. Assim se descreve uma época que tem mais tradições no Brasil com o simbólico desfile das escolas de Samba e do qual reina uma alegria fora do comum. Dança-se, festeja-se e ri-se nem que os tempos sejam de crise.

Em Portugal também herdamos o carnaval dos nossos irmãos e transformamo-lo um pouco. Não tem a espectacularidade do Carnaval Brasileiro mas não deixa de ter as mesmas características e fins.


Em Castelões também celebramos o Carnaval, mais conhecido como o Entrudo. Porem as festividades são bem distintas já que não à desfiles, nem carros alegóricos com bonitas moças a dançar em cima deles. Não.


O Entrudo é normalmente celebrado juntando-se vários amigos em vários grupos, vestindo-se com umas fatiotas que nada tem a ver com moda e usando uma mascara na cara para que ninguém o reconheça. O grupo é liderado por um líder que por norma carrega com ele um radio com as mais variadas musicas aos quais os "velhos" irão dançar de casa em casa por toda uma aldeia.


Entrados que são dentro de uma casa o líder liga a musica e um segmento de danças e ruídos saem das bocas dos intervenientes. Depois de os "hospedes" terem saciando a sede dos dançarinos com um belo tinto da região é altura de tentar reconhecer quem são as caras por trás das mascaras. Muitos são aqueles que são imediatamente reconhecidos, mas não falta quem não acerte com os nomes ficando o segredo guardado ate ao próximo ano.


Na foto podemos apreciar um dos tais grupos que ao som de um tambor vão entrando dentro das casas dos vizinhos e mantendo uma tradição que também com o tempo vai perdendo entusiastas, actores e lideres. No entanto e embora a tradição não seja o que era ainda se vai mantendo a traça original e ao mesmo tempo serve de entretenimento em especial dos mais novos que tem aqui uma oportunidade para preencher os seus tempos livres e mostrar toda a sua criatividade do mundo da moda.


Já agora e porque é tradição fica aqui o desafio para tentar reconhecer estes velhotes. Aceitam-se apostas.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:43

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS