Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008

POÇO DO CAMPINO



Voltamos desta feita ao Campino para falar de um poço que ainda hoje marca uma área de fontes, bebedouros e bicas. Falamos do precioso liquido serve não só para saciar a sede humana assim como para  regadio das culturas e do qual a aldeia depende.


O poço faz parte de uma serie de poços que estão espalhados um pouco por toda a aldeia e que aos poucos iremos trazer aqui ao blogue, já que todos eles tem a sua razão de existência e local próprio. O poço do Campino esta localizado a meio caminho do Campino e a sua agua provem da fonte vista na foto que também se designa por fonte do Campino. A agua desliza pelos bonitos bebedouros (em granito) que eram usados para as vacas, cavalos, etc. beberem, cai para um tubo junto à bica e poste eléctrico passa por baixo da rua e desagua no poço pelo buraco visto na esquina. Um trajecto sempre em declive utilizando simplesmente gravidade para transportar a agua.


Em tempos que já lá vão o poço servia também ele para lavar a roupa e era normal ver muitas senhoras a lavar bacias cheias de poupa com a típica barra de sabão que era de grandes dimensões e tinha uma cor branca e cor de rosa e servia não só para a roupa mas também para lavar o corpo depois de um dia cheio de trabalho num ambiente em que a terra esta sempre presente. Não era surpresa velas a cantar ao mesmo tempo que lavavam a roupa umas cantigas que normalmente eram cantigas religiosos para ajudar a passar o tempo.


A agua do poço tomava-se numa cor acinzentada depois de alguns dias de uso a lavar a roupa e era então "despejado" para voltar a ser cheio (o que acontecia geralmente sobre a noite) e voltar a servir de maquina de lavar. Hoje em dia já ninguém lava a roupa no poço , a nova tecnologia das maquinas de lavar poupam as mãos e muito tempo. O poço que outrora estava sempre cheio de vida humana, esta agora em pleno descanso a tirar umas ferias que ate são merecidas mas que na minha opinião deixa  muitas saudades.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:15

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
6 comentários:
De palmira a 13 de Fevereiro de 2008 às 22:02
o foto do poco do campino esta muito bonito e tambem os outro fotos joe/afonso estou muito agradecida por pelo blog de casteloes todos os dias eu visito muito obrigada palmira
De rouxinoldepomares a 12 de Fevereiro de 2008 às 22:29
Há algum tempo que visito o seu/vosso blog.
Parabéns Castelões e Trás-os.Montes. Sou um Beirão e um Rouxinol que também costuma voar até Trás-os-Montes e carrego essa bela região no meu coração.
Muitas felicidades para Castelões.
De Afonso Cunha a 13 de Fevereiro de 2008 às 12:19
Caro Rouxinoldepomares .

Obrigado pelas suas visitas e comentário.

A semelhança das nossas regiões, faz com que os sentimentos sejam recíprocos.

Ambas se podem queixar de abandono por parte do poder politico, como ambas se podem orgulhar das suas gentes, costumes e tradições. E isso tem-se , é nosso, não se compra em Lisboa.

Saudações transmontanas para os Beirões.
De palmira a 12 de Fevereiro de 2008 às 02:44
ola afonso / joe
da aqui palmira dos estados
De Jose Goncalves a 12 de Fevereiro de 2008 às 02:57
Ola Palmira e bem vinda ao blogue da nossa aldeia. Sei que ja es ha muito tempo uma assidua visitante e que por meras questoes de "borocracia informatica" nao eras capaz de postar comentarios.

Infelizmente recebi vairios mail's de outros visitantes com os mesmos problemas. Pedimos desculpas ja que somos alheios aos metodos utilizados pelo "sapo" para comentar.

Um abraco para toda a familia em Harford e que passes agora a comentar muito mais sobre a nossa pequena mas linda aldeia de Casteloes.

Keep in touch.
De Afonso Cunha a 12 de Fevereiro de 2008 às 21:44
Olá praça!!!

Finalmente viestes ao Blog de Castelões.
Espero que apareças mais vezes e com mais comentários.

Não te esqueças que em 2010, vamos fazer em Castelões, no dia 15 de Agosto, a festa dos praças de 1955 e todos tem que estar presentes.

Cumprimentos

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS