Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008

A NOSSA ESCOLA



Atrevo-me a dizer que este edifício é o mais belo em toda a aldeia. O granito que faz parte das paredes da escola foi talhado para servir Castelões na arte de saber ler e escrever e com isso ao fim de quase um século de existência estamos perante uma escola que embora já esteja fechada aos poucos estudantes da aldeia é um símbolo de Castelões e uma região. Do meu conhecimento pessoal poucas são as escolas espalhadas pelo concelho de Chaves que tem esta bela traça com os belos pormenores de cantaria que podem ser vistos em todos os alçados da estrutura.


Desde as colunas da entrada principal aos belos púlpitos para flores em frente as janelas ate aos maciços pilares do "coberto" sem deixar de mencionar o barão de hastear a bandeira a nossa escola tem de facto muitos atributos que a tornam especial aos olhos de quem a vê e principalmente aos olhos dos residentes.


De facto e em toda a verdade a junta de freguesia de Castelões tem enveredado esforços para que a Câmara Municipal de Chaves liberte o edifício para que Castelões tome a iniciativa de o renovar e nela poder apresentar um dos vários projectos já delineados para este espaço. A junta de freguesia pretende assim edificar um museu (Casa da cultura) etnográfico que integrara diversos artefactos ligados ao quotidiano da vida rural sem esquecer a bela sala de aulas que estará patente ao publico com a secretaria e carteiras que fazem parte do espolio de materiais a recolher.


Para alem do museu e a exposição da sala de aulas do principio do século XX a freguesia quer também construir na sala adjacente uma sala de exposições que vira a ser apadrinhada por um filho da terra dedicado as artes plásticas e do qual temos muito orgulho. O Alfredo Cabeleira natural de Castelões prometeu não só apadrinhar o espaço com uma exposição como se prontificou a desenvolver uma escola de aprendizagem ao desenho manual.


Como podem testemunhar estas são algumas das muitas  ideias em torno à reabilitação total de um espaço que esta pura e simplesmente abandonado e que poderá ser tornado em algo útil, agradável e um símbolo de orgulho de uma aldeia. Porem para que este projecto avance temos de contar com a boa vontade da Câmara de Chaves em oferecer o belo edifício à junta de freguesia para que possamos por em marcha os projectos acima mencionados.


Assim sendo o blogue de Castelões vem por este meio também pedir as autoridades da Câmara Municipal de Chaves no nome do seu presidente o Sr.
João Gonçalves Martins Batista assim como o seu Vice-Presidente o Sr.António Cândido Monteiro Cabeleira (também ele um filho da terra) que tenham o bom senso de atender ao pedido de uma aldeia que pretende somente reabilitar um espaço que tem estado em abandono como a foto revela para servir a comunidade e porque não o próprio concelho oferecendo-lhe mais uma pérola as muitas que pontificam na nossa região .


Finalmente gostaria de agradecer em nome pessoal aos vários intervenientes que neste momento fazem parte da direcção do projecto Castelões -Casa da cultura e que tem dedicado o seu tempo em prol da aldeia sem olhar a meios, para que esta possa vir a ser uma realidade e um exemplo a seguir, já que património deste calibre não é muito abundante, mas deixar o mesmo ao abandono é um crime.


Nota de Afonso Cunha:

Gostaría-mos de deixar um desafio ás gentes de Castelões que habitualmente visitam o Blog, para que deixem aqui os seus comentários sobre este assunto dando-nos a possíbilidade de entender do vosso apoio à iniciativa.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:16

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
8 comentários:
De palmira a 16 de Fevereiro de 2008 às 20:01
JOE/AFONSO
SOBRE ASSUNTO DA ESCOLA ACHO QUE UMA BOA IDEIA EU TENHO MUITAS BOAS LEMBRACAS DA ESCOLA, A DA SENHORA PROFESSORA LAIDINHA

BYE PALMIRA
De rente a 19 de Fevereiro de 2008 às 21:31
ola estou de acordo com todos estes comentarios è uma boa enisiativa forsa nao deichem que estes belo edifisio caia em roinas um abraso
De Lai Cruz a 15 de Fevereiro de 2008 às 23:01
Vi uma escola e não hesitei em "parar".
Edifício sem dúvida lindíssimo!!!

Gostei de passar por aqui.
Parabéns pelo blog
De accteixeira a 14 de Fevereiro de 2008 às 23:57
É a minha primeira visita ao CASTELÕES, e é muito bom ver que chaves tem cada vez mais representantes na Blogosfera...

Um abraço
Eirense

http://eirense.blogs.sapo.pt
De Jose Goncalves a 15 de Fevereiro de 2008 às 02:20
Olá Conterrâneo , bem vindo ao blogue de Castelões . Como pode ver Eiras faz parte do nossa longa lista de links Tameganos dispostos na secção
de aldeia de Chaves.

Com isto pretendemos alargar os horizontes das nossas aldeias cada vez mais desertificadas e com isso atrair mais "olhos" para que possam verificar o que de bom existe na nossa regiao.

Agradeco imenso a visita e espero sinceramente que passe por cá mais vezes.

Cumprimentos
De Helena a 14 de Fevereiro de 2008 às 22:25
Hoje, como não podia deixar de ser, tinha mesmo que fazer um comentário pois toca-me muito de perto o tema em questão -- a escola.
É verdade. Passei dentro deste edíifício bastantes anos da minha vida . a ensinar as crianças de Castelões e se os últimos alunos ainda são novinhos os primeiros já são casados e pais de filhos.
Tenho que deixar aqui testemunhado que fui sempre bastante bem acolhida pelas pessoas da terra. E, sinto, ainda hoje, um carinho muito especial pelos meus ex-alunos. (Um abraço para todos eles ).
Quanto ao edifício acho que é mesmo único. Penso que deve ser preservado e a melhor maneira de o fazer é dar-lhe alguma utilidade. A ideia da casa de Cultura é óptima.
De Afonso Cunha a 14 de Fevereiro de 2008 às 15:08
Pois é!!!

A ideia está lançada e para já com bastante receptividade por parte de algumas pessoas de Terra que se prontificaram de imediato a dar o seu contributo no sentido de levar por diante a iniciativa de transformar a nossa escola, num Centro de Cultura e Museu Etnofráfico.

O edifício, que é um dos ex-líbris de Castelões, está em rasoável estado de conservação, pois não vão muitos anos que sofreu obras de beneficiação, mas que nesta altura e devido á sua inactividade, começa a dar mostras de alguma degradação preocupante.

Está em andamento a criação de uma comissão instaladora que se encarregará de estudar e implantar todos os requisitos necessários para que um projecto como este, começe desde o seu início, bem pensado e estruturado.

Para que tudo isto seja possível é importante que os nossos autarcas possam chegar a um entendimento, evitando por um lado que o edifício se venha a degradar ainda mais e por outro, aproveitando a oportunidade para dinamizar um espaço que possa dar continuidade ao fim para o qual foi criado, a Cultura.

Temos o espaço, temos a vontade, temos as pessoas, esperamos ter a compreenção das entidades responsáveis, que certamente estarão mais que ninguém, sensibilizadas para estas questões.

O Povo de Castelões ficaria imensamente agradecido.


NOTA:
Gostaría-mos de deixar um desafio ás gentes de Castelões que habitualmente visitam o Blog, para que deixem aqui os seus comentários sobre este assunto dando-nos a possíbilidade de entender do vosso apoio à iniciativa.
De anabela a 17 de Fevereiro de 2008 às 15:45
A ideia é optima, a escola é sem dúvida um espaço a ser preservado, eu começava por pedir que substituam para já o vidro partido para evitar estragos causados pelo tempo e até por pessoas menos "cuidadosas".

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS