Domingo, 17 de Fevereiro de 2008

PROFESSORA LAIDINHA



Continuando no mesmo tema da escola primaria de Castelões, não poderemos por obrigação deixar de homenagear a pioneira da escola na nossa aldeia. A professora Maria Adelaide mais conhecida na aldeia pela Laidinha foi um símbolo da educação em Castelões.


Seria injusto não dar a merecida dedicatória a esta professora que se deslocava de Calvão todos os dias não olhando ao tempo fosse ele sol, chuva ou neve. Ela prontificava-se a caminhar a velhinha estrada que existia na altura entre as duas aldeias e sem rodeios vinha dar aulas na escola que agora pretendemos acarinhadamente preservar com o museu e casa da cultura de Castelões.


Infelizmente a Professora Laidinha já não se encontra entre nos, mas o povo de Castelões jamais a esquecera e consequentemente dedicaram o nome de uma rua a quem por muitas décadas se dedicou ao ensino da língua de Camões, e ao qual muitos conterrâneos lhe devem a sua educação.


Hoje em Castelões a Rua Professora Maria Adelaide Soares é aquela rua que vai desaguar à escola. Uma lapide de granito com fundo de mármore foi edificada na pequena "ladeira" da escola que por seguinte e segundo dados recebidos pelo blogue o seu pai edificou.


Não poderíamos como pode deixar de ser homenagear todas as professoras e professores que passaram por Castelões e que deixaram a sua marca, porque todos eles/elas tiveram o condão de seguir as pisadas da professora Laidinha. Seria muito injusto isso não acontecer e como é sabido de todos temos entre nos uma ex-professora Caslelumuense que regularmente visita o blogue e ao qual gostaríamos também dizer:


Muito Obrigado Helena, por ter servido o nosso povo humilde, mas sensato e hospitaleiro. Tenho a certeza que tem óptimas referencias e recordações da aldeia das quais poderá compartir se assim for o seu desejo com todos nos.


Não gostaria de terminar o post de hoje sem referenciar o belo trabalho fotográfico do Afonso Cunha, que se tem dedicado ao blogue de corpo e alma. Esta foto é um belo momento de inspiração que partilhamos com todos os que nos visitam.


Num futuro próximo esperamos poder dar mais (boas) noticias a cerca do belo edifício escolar de Castelões do qual pretendemos dar o seu merecido estatuto. Castelões quer e tem uma enorme vontade em dar vida à escola e com isso reabilitar um espaço que a Professora Laidinha se orgulhou de usufruir.


A eterna saudade do povo de Castelões

Maria Adelaide Soares

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:49

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De Manuel Cabeleira a 20 de Fevereiro de 2008 às 15:28
Antes de fazer referência ao assunto em apreço, não posso deixar de render a minha homenagem aos autores e grandes impulsionadores deste blog. É bem evidente o espírito que anima o Afonso Henriques e o José Gonçalves deixando transparecer uma forte ligação à terra de onde provêm. Estamos em sintonia.
Entrando no tema, deixo aqui, mais uma vez a expressão de uma profunda admiração pela professora Laidinha. Mais uma vez, porque tive a felicidade de constar entre os participantes na data da homenagem de que constou a implantação da placa alusiva a tão ilustre personalidade. Nessa data e a propósito escrevi um artigo para um jornal do concelho que, lamentavelmente, não guardo mas recordo ainda que na essência manifestava glória à professora Laidinha e louvor ao povo de Castelões.
Será sempre curto o espaço para ser justo nesta referência, pelo que neste contexto fico-me por aqui.
De Jose Goncalves a 21 de Fevereiro de 2008 às 14:51
Muito Obrigado Sr. Manuel pelas gentis palavras de apreço . São comentários como o seu que nos animam ainda mais já que sabemos que a mensagem que tentamos passar neste espaço esta a ser muito bem recebida. A bem da verdade temos contado e muito com a participação de muita gente de Castelões que nos vão fornecendo fotos e historias (textos) para encher a pagina e com isto continuar o nosso trabalho.

Espero poder encontrar no futuro mais comentários seus neste pequeno espaço que repito é de todos nos de Castelões .

Quanto à Professora Laidinha , ia todos sabemos o significado e impacto que ela teve em Castelões e jamais esqueceremos isso. Talvez um busto com a sua imagem poderia ser parte integral da futura Casa da Cultura de Castelões .

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS