Sábado, 23 de Fevereiro de 2008

SENHOR DA CRUZ



Partimos de encontro ao Sul da aldeia numa das partes que simplesmente à uma questão de duas décadas sofria de desertificação humana entre as duas velhinhas estradas que ligam Castelões a Calvão. A verdade é que para sul da escola existia só o nicho do Senhor da Cruz e mais ao fundo um aglomerado de casarios do qual lhe chamamos de Pombal.


Hoje porem esta área da aldeia expandiu e muito. Novas construções foram edificadas em especial ao longo da estrada ambos os lados e hoje em dia a sul da escola não é possível encontrar mais um lugar para uma possível construção.


No meio de isto tudo continua agora muito bem acompanhado o Senhor da Cruz. Infelizmente não sei o ano de construção do nicho (talvez alguém possa facultar a data), mas é um nicho de linhas muito simples construído em cantaria numa base também em granito com uma cobertura a duas aguas em telha cerâmica. A porta seria na altura da sua construção em madeira com uma viseira tapada com ferro mas que devido aos anos foi caindo e apodrecendo e mais tarde substituída pela porta actual. Gostaria também de chamar a atenção para o pequeno mas belo pormenor no topo do nicho que é inteiramente feito em granito e representa a essência do nicho ou seja uma imagem de Jesus pregado na cruz.


Dentro do nicho uma imagem do Senhor da cruz adorna o pequeno altar no fundo da parede pintada em branco e que é maioritariamente construído em madeira posteriormente adornado com folha de oiro e tinta de vários tons. Dos lados existem ainda dois pequenos púlpitos para que quem tome conta do nicho possa ali depositar flores para embelezar o espaço.


Fica no entanto a minha duvida o real significado da construção não só deste nicho mas também um outro que posteriormente traremos aqui ao blogue um dia deste e que se trata da Santa Barbara, um nicho construído desta feita na saída Norte da Aldeia. Todos sabemos que o povo de Castelões em regra geral é Católico e bastante devoto à sua Santa a Senhora das Necessidades, no entanto dois nichos foram edificados em ambas as saídas Norte e Sul da aldeia com uma finalidade digo eu, mas ao certo, certo não sei qual e infelizmente não tive a oportunidade de perguntar a alguém se saberiam alguma historia por detrás dos nichos. Fica aqui mais um desafio para que na área de comentários possamos discutir e dissipar algumas duvidas a cerca da construção dos nichos.


Já que estamos a falar de historias não poderia de deixar passar aqui mais uma referente ao nicho do Senhor da Cruz. Conta a historia que um dia passava ali ao lado do nicho um homem que ia sachar batatas para os campos quando se deparou com um miúdo na porta do nicho que com um pauzinho muito pequeno tentava tirar as moedas da pequena caixa de esmolas. Vendo isto o homem em tom acentuado disse ao miúdo: Ouve lá o que é que tu estas a fazer? O miúdo muito serio rapidamente respondeu: Ouça eu pus uma nota de vinte escudos aqui na caixa de esmolas agora estou a tirar o troco.


Um bom fim de semana para todos e como sempre para a semana cá estaremos mais uma vez com mais historias e foto da nossa pequena aldeia de Castelões.


Publicado Por Aldeia de Castelões às 04:39

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS