Sábado, 1 de Março de 2008

PARQUE DE MERENDAS



Já fazia algum tempo que não nos deslocávamos ao cada vez mais bonito Santuário da Nossa Senhora das Necessidades e por isso resolvemos neste fim de semana parar por aqui. A zona que estamos a presenciar na foto fica situada mesmo ao lado da estrada de acesso ao Santuário e é como podem compreender designada de "parque de merendas".


Esta zona de lazer foi construída para que famílias possam vir passar umas tardes em descanso na companhia dos seus familiares e tirar partido da espectacular sombra que as arvores proporcionam para arrancar umas sonecas depois de bem abastecido o musculo do estômago.


Para tal efeito uma assadeira foi construída debaixo de um coberto (não venha alguma chuva estragar o assado) para que todos sem excepção possam usufruir e com isso ajudar na confecção das merendas. Adjacente ao local varias mesas foram colocadas com os devidos assentos para evitar o "estender das mantas" tão típico em nos Portugueses e em especial da nossa região. Como não poderia deixar de mencionar são varias as "bicas" de agua que se estendem pelo santuário e como não poderia deixar de ser na zona das merendas também elas proliferam para mais uma vez satisfazer aqueles que as procuram.


Foram também dispostos vários caixotes de lixo no local para que o recinto fique sempre limpo e com isto apelar a quem usa o espaço o deixe como o encontrou, porque só assim podemos tirar "todos" partido da bela área. Não muito longe deste local situam-se também os WC's que foram recentemente construídos para mais uma vez dar uma resposta a um problema que subsistia e que estão abertos ao publico em especial nos fins de semana.


Venha dai com a sua família e tire partido deste local único, com muita sombra, sem ruídos, cheio de vida natural e com imensas possibilidades de actividades "outdoor" se assim o desejar sejam elas um simples passeio ou talvez quem sabe se for corajoso escalar um monte ou uma das varias rochas graníticas ou ainda se for amante das bicicletas todo o terreno tem a possibilidade de se divertir pelos vários "estradões" que convergem no local. As vistas são estonteantes e o ar e a agua são puros.


Varias são as famílias que já descobriram este "cantinho de céu " que dista apenas 12Km de Chaves e é servido com uma estrada em asfalto ate à aldeia de Castelões e uma estrada de aproximadamente 1Km em terra batida ate ao Santuário que é exemplarmente mantida em todas as estacões do ano.


Despedimo-nos desejando como sempre um óptimo fim de semana a todos e como também já é habito para a semana cá estaremos mais uma vez com mais historias e fotos da nossa bela aldeia e Sanitário de Castelões.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:56

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
3 comentários:
De Afonso Cunha a 3 de Março de 2008 às 00:09
A zona de lazer que o Post documenta, é sem dúvida um espaço, bonito, calmo e de grande utilidade para quem gosta da natureza.

Desde, acampamentos de Escuteiros, convívios de diversas instituições e colectividades, passando por pernoitas de campistas e caravanistas, nacionais e estrangeiros, o parque da "Senhora" é na verdade um local a preservar e até a melhorar.

Também aqui, as autoridades camarárias, podiam dar uma boa contribuição, nomeadamente no que respeita ao apoio por parte dos seus Engenheiros paisagistas, na elaboração de um projecto para o local ,projecto esse, que que as diferentes comissões possam dar continuidade, evitando que cada uma por si, vá fazendo as suas melhorias mas sem qualquer tipo de sustentabilidade.

O espaço merece e os utentes agradecem.

Resta-me felicitar o Povo e as diferentes Comissões, pelo trabalho feito e que tanto nos orgulha a todos.


De Rui Rodrigues a 19 de Março de 2008 às 21:10
Caro Afonso, venho apenas efectuar uma pequena correcção no seu comentário.
Ao contrário do referido, o parque de merendas, bem como o santuário e área envolvente já beneficiam dum projecto de requalificação urbanística efectuado pelo gabinete de apoio técnico do alto Tâmega, pronto desde Março de 2004.
No entanto este projecto já foi candidatado a uma TNS, tendo sido indeferido por não se enquadrar na legislação em vigor.
É de referir que a candidatura foi efectuada pelo responsável do santuário à data, sem apoio da autarquia, ou de outros órgãos, o que a partida ditou o seu insucesso.
De Ernesto Penedones a 1 de Março de 2008 às 20:26
Em Outubro nos dias de caça contam-se histórias e façanhas, come-se bem e bebem-se uns copos nessas mesas.
Esse é o reino maravilhoso dos montes de Calvão até Soutelinho ( incluindo os de Castelões ).
Um belo local sem dúvida!


Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS