Sexta-feira, 28 de Março de 2008

OS BELOS FOLARES



Esperando que todos os que nos visitam tenham tido uma óptima Pascoa continuamos assim a pagar as nossas promessas aos poucos. Hoje como prometido no post anterior temos o prazer de mostrar uma fornada dos nossos famosos e deliciosos folares caseiros.


Como devem de compreender estes folares eram cozidos no forno comunitário em tempos que já lá vão. Muitas eram as famílias que se congregavam nesta época e espreitavam um "buraquinho" no forno para cozer um ou mais folares para dar azo à tradição de Pascoa de ter um belo folar em casa. Hoje em dia com os fornos caseiros a tradição comunitária perdeu-se, mas a tradição familiar vai-se mantendo intacta. E ainda bem digo eu.


Mas afinal o que é que um folar Transmontano tem de tão especial?
Bom não é segredo dos Deuses nem dos Chineses graças a Deus. Um folar Transmontano é constituído simplesmente pela mesma farinha centeia e a mesma agua cristalina da serra com o tradicional "fermento" para que a massa consiga expandir. Ao mesmo tempo ovos são adicionados há massa para dar a bela cor amarela que possuem e depois é sinceramente uma questão de gostos quanto ao recheio. Algumas famílias gostam dos folares simples, e com isso apenas cozem a massa sem recheio. Outras famílias adicionam um sem numero de recheios conforme o paladar. Desde o presunto as chouriças de carne ao salpicão, o recheio pode ter um sem numero de opções.




Como podemos apreciar pela foto os folares são cozidos sobre papel, que como podem compreender se utiliza para que os mesmos não fiquem sujos pela parte de baixo assim como para evitar o queimar da côdea que se torna bastante preta. Sendo assim esta precaução é geralmente seguida. Nesta fornada também é possível ver uma larenta que nada mais é do que um pão de pequenas dimensões ao qual já explicamos em detalhe de quando o forno comunitário voltou a cozer 20 anos depois. No caso concreto talvez um pouco de massa sobrou dos folares e nada melhor do que aproveitar a mesma para fazer algo mais como uma larenta .

Gostaria de agradecer mais uma vez ao Afonso Cunha pelas belas imagens que nos tem oferecido e pelo seu trabalho único e impar que nos delicia a cada momento. Gostaria também de agradecer à Mirita e à Ermelinda do Juiz já que esta fornada a elas pertence e como tal o nosso agradecimento por nos terem deixado entrar pela sua casa dentro e fotografado esta bela folarada que foi de certeza absoluta repetida bastas vezes por toda uma aldeia que não deixa cair uma tradição. Em Castelões a tradição do folar esta viva e recomenda-se. O nosso muito Obrigado e a dedicatória do post de hoje fica para vocês.

Não gostaria de acabar o post de hoje sem revelar o facto de termos uma dupla celebração no blogue de Castelões. Atingimos o lindo numero de 20 mil visitas e o post de hoje é o numero 100. O nosso muito obrigado a todos que nos tem visitado e partilhado connosco este espaço que repito mais uma vez, é de todos nos.
Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:02

Link Do Post | Adicionar aos Favoritos
De Helena a 29 de Março de 2008 às 21:12
Vou repetir o que já outros disseram:
Parabéns ao blog de Castelões e aos seus autores.

Desejo que continuem animados desse espírito de comunicação e amor à terra.
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Arquivos

RSS