Domingo, 6 de Abril de 2008

BELORTIGA



Temos o prazer de mais uma vez trazer ao blogue de Castelões um por do sol desta vez com esta maravilhosa vista para Belortiga. Há primeira vista salta o casario do campo do lado direito da foto que na minha opinião tem as melhores e mais espectaculares vistas da aldeia, embora eu já tenha referido em posts anteriores que não existem muitas áreas na aldeia que não as tenham.


Uma coisa que também salta a vista é a ausência dos belos castanheiros que proliferavam na encosta de Blortiga . Altos, grossos e imponentes tal imperadores que eles eram e do qual faziam uma parte integral da paisagem. A sua sombra era sempre bem vinda nos dias quentes de Verão em especial na época das ceifas. Hoje restam alguns exemplares na área que vão substituindo aos poucos aqueles "Adamastores" que se situavam não muito longe da estrada que é possível ver na foto.


O monte Agudo é um ícone da aldeia, quase sempre visível de qualquer parte é um dos outeiros clássicos da aldeia não só pela sua imponente imagem, como pelo campo de futebol que é visível acompanhado dos novos balneários finalmente finalizados não há muito tempo.


Mais acima podemos ainda observar um dos poucos exemplares de castanheiros que sobreviveram ao tempo e as doenças, que de uma maneira ou outra afectaram vários tipos de arvores na aldeia e que um dia vamos trazer aqui ao blogue.


Nesta bela foto mais uma vez podemos ver o Poço de Blortiga , poço este que serve de piscina nos dias quentes de Verão já que as suas aguas estão constantemente limpas e servem para as mais diversas brincadeiras dos mais novos.


A imponente Serra de Bustelo ao fundo do vale vai-nos separando da cidade de Chaves e hoje em dia infelizmente sofre do mal que muitas serras da nossa região padecem. Com o calor do Verão vem o flagelo dos incêndios e com os incêndios vem a desertificação florestal. É pena já que o belo cheirinho do pinheiro era um dos muitos benefícios que as arvores nos oferecem.


Ao fundo a perder-se por entre a neblina é ainda visível a serra do Brunheiro, muito imponente e bela a mesma oferece-nos uma vista magistral da terra em que vivemos. Afinal somos de Trás-os-Montes e é nos montes, serras e montanhas que nos sentimos em casa.


Não gostaria de acabar o post de hoje sem agradecer mais uma vez ao Afonso Cunha pelas belas fotos ao qual nos brinda como também a todas as pessoas que ate ao momento nos enviaram e continuam a enviar bela fotos de Castelões e que aos poucos trazemos aqui ao blogue de todos nos.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:14

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS