Sábado, 12 de Abril de 2008

CARREIRÃO



Castelões é dotado de vários "estradões" em terra batida, alguns deles em péssimas condições devido aos Invernos rigorosos que assolam toda a região. No entanto por entre todas estas estradas podemos encontrar muitos "carreirões".


Estes pequenos trilhos tem o condão de encurtar distancias entre os campos. Uma espécie de "atalho" que geralmente cortam por entre muitas propriedades e com um destino final num desses estradões.


Na foto de hoje temos talvez o mais popular carreirão da aldeia. Este começa ao fundo da Rua do Sol e vai sempre descendo ate à Costa, Fontelas e Meia Rigueira. Entretanto por toda a sua extensão o carreirão vai-se multiplicando em mais carreirões com a finalidade de abranger a maior área possível.


Mas se querem uma opinião que singularmente descreve o significado e importância dos carreirões de um conterrâneo que ao mesmo tempo nos enviou a foto para postar no blogue fica aqui a sua tese:


Carreirão


Quem em Castelões viveu, de certeza que por aqui passou. Este carreirão ligava a aldeia aos campos da Costa, local de grandes cultivos relativamente muito perto de casa. Era destas pedrinhas que podias ver campos semeados com as mais diversas culturas como o milho, centeio e a batata assim como as hortas, lameiros e fruteiras. Nas minhas recordações de infância, jamais esquecerei a cor da Primavera na Costa, era um jardim em flor.

 

Por este carreirão ia-se também para o famoso monte agudo, ver os jogos de futebol da mocidade da Aldeia. Estas pedrinhas eram também um ponto de encontro, para a gentes deste povo que laboravam nos campos, uns carregando seu mantimento, outros a regar enquanto outros tendiam o seu eirado. Até servia de lugar de encontro para  os namorados.


Ai...  se essas pedrinhas falassem que teriam elas para nos dizer!!!

                                                           

                                                              Texto: Natividade Martins


Obrigado Natividade pela foto e o belo texto que nos forneces-te. Para ti fica aqui a dedicatória do post de hoje e espero com isto que mais conterrâneos nos enviem as suas historias e opiniões dos mais diversos aspectos da nossa aldeia de Castelões. Despedimo-nos desejando a todos um óptimo fim de semana e como é habito para a semana cá estaremos com mais fotos e historias da terrinha.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:03

Link Do Post | Adicionar aos Favoritos
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS