Terça-feira, 15 de Abril de 2008

OS FUTUROS CAMPEÕES



Voltamos ao desporto Rei que domina o panorama Nacional e em Castelões como previamente descrito em vários posts é também ele parte integral da aldeia. Varias foram as equipas de campeões que competiram nos mais variados torneios durante muitas décadas. O monte Agudo é um campo de futebol com muita "mística" e historias para contar.


Para chegar ao patamar de "sénior" em Castelões era preciso graduar na classe dos iniciados, embora existam muitos casos em que com idade de Juvenil já se jogava pelos "Grandes" (a.k.a.) seniores. Lembro perfeitamente do António da Melia ser o treinador dos iniciados e pela hora da "sesta" lá tínhamos treino marcado no Monte Agudo debaixo da torradeira de um sol que não perdoava. Foi sempre assim na aldeia, alguém guiava os mais pequenos para que um dia pudessem eles ser a próxima equipa sénior a representar a aldeia.



 

Hoje em dia essa tradição não se perdeu, embora o numero de praticantes se tenha reduzido drasticamente devido ao êxodo das novas gerações para o estrangeiro. Sendo assim o Futsal tornou-se rapidamente a nova vaga do futebol e das novas gerações já que não são necessários mais de onze elementos para poder entrar em campo.


Nas fotos de hoje temos essa nova vaga de campeões que vão treinando e jogando juntos sempre que a oportunidade se depare. Embora sem as condições necessárias para a pratica do Futsal estes pequenos campeões não deitam a toalha ao chão e mostram em campo que merecem o incondicional apoio da aldeia e em especial da Junta de Freguesia. A falta de um Ring de Futsal na aldeia é um serio "Handicap" para estes pequenos pioneiros. Sem o mesmo a pratica do futsal he compreensivelmente feita nas mais modestas e precárias condições num campo em terra batida com algumas pedras a servirem de baliza.


Já aqui fizemos um apelo num outro post à construção de um ring de futsal para a aldeia. Se a edilidade pretende que as famílias fiquem ligadas as aldeias, tem de dotar estas com meios que as satisfaçam minimamente. Para alem de saneamento, asfalto e ensino básico o século XXI diz-nos também que temos de pensar em tempos livres e como preencher os mesmos. Já não é segredo nenhum que aldeias da periferia de Castelões estão todas dotadas com um ring para que os mais variados desportos possam ser praticados. Sendo assim será que é tão difícil e dispendioso a construção de mais um?


Deixo também no ar mais um desafio destinado para a área de comentários para ver quem consegue dar a correcta constituição da equipa nas fotos, que para curiosidade foi tirada no ring de Futsal do Couto de Ervededo.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:31

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De Anónimo a 15 de Abril de 2008 às 19:54


Em cima, da ED: GARRINCHA, BARRIGANA e DI STÉPHANO

Em baixo, da ED: DENNIS LAW, VAN BASTEN e PIT BULL
De Jose Goncalves a 16 de Abril de 2008 às 14:01
Nada mau

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS