Sexta-feira, 18 de Abril de 2008

PANORÂMICA DOS ANOS 80



Foram varias as vezes em que passei por esta linda foto do aglomerado principal da aldeia e admirei o seu enquadramento. Infelizmente não tinha tido a oportunidade de a postar mas hoje chegou o seu dia. A foto que foi tirada pelo principio/meados dos anos 80 vem mostrar uma aldeia no principio do seu "boom" no aspecto da construção civil.


Não é difícil comparar uma foto dos dias de hoje com esta já que o que mais salta há vista são aqueles telhados velhinhos sobre as construções graníticas muito típicas das aldeias Transmontanas. Por entre estas construções saltam agora à vista as mais modernas, acolhedoras e  muito eficientes casas em betão com os seus belos telhados.


Nesta altura as ruas ainda careciam dos "paralelos" e eram cobertas com seixo o que as tornavam num lamaçal a quando das chuvas e neves do Inverno chagavam. O saneamento publico era tabu e coisa de ricos e a estrada principal de acesso a Chaves não mais era do que um estradão de terra batida e do qual era quase impossível conduzir quando enlameado.


Contudo algo mudou e para melhor. A estrada embora de pequenas dimensões tem agora um piso em asfalto, o saneamento publico passou a ser uma realidade e as ruas estão devidamente ladrilhadas.


Um outro pormenor que gostaria de realçar da foto e que julgo ser de capital importância é o facto como os terrenos do Alto e Costa eram tratados. Acho que não estarei a mentir quando digo que naqueles dias os terrenos eram parte integral da vida da aldeia e eram um orgulho vê-los bem trabalhados e limpos. Hoje porem e muito por culpa  do envelhecimento da aldeia e o êxodo dos mais jovens para outros países, poucos são os terrenos que são cultivados e uma foto como esta trás assim as memorias de um povo empenhado, humilde e trabalhador.


Mas nem tudo é negativo, e uma luz ao fundo do túnel já se avista, já que ultimamente na ultima década muitos foram os filhos da terra que aos poucos foram regressando. França, Alemanha e Estados Unidos são alguns dos exemplos de países que acolheram os nosso filhos e que por amor há família, aldeia e tradições Tugas resolveram fazer as malas e voltar a Castelões.


Com o retorno dos filhos é Castelões que fica a ganhar e se por um lado não vamos voltar a ver estes telhados velhinhos das construções em granito, existe a esperança que por outro o Alto e a Costa venham a ter este aspecto verde das culturas.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 03:30

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS