Sábado, 3 de Maio de 2008

UM SIMPLES "CLICK"



 

Um simples "click" e eis uma simples mas bela foto de um entardecer Veraneano. Saltado à vista a torre sineira da Igreja de São Pedro que sobressai por entre estas construções graníticas que hoje em dia vão servindo de corrais e palheiros.


 

A porta carral (assim designado pelas gentes da aldeia) em primeiro plano da lugar a um dos muitos corrais espalhados pela aldeia. Lugar de estacionamento dos muitos carros de vacas que proliferavam e que hoje são uma miragem, uma lembrança nostálgica que traz uma lágrima no canto do olho a muitos conterrâneos.


 

O tradicional palheiro já com telha cerâmica e a simples cornija em granito que era edificada para os ventos não danificarem os telhados são ainda uma necessidade. O cultivo do centeio a tal obriga e se algumas décadas atrás eram os molhos de palha que normalmente enchiam estes armazéns, hoje com as devidas diferenças na tecnologia são os fardos que fazem parte do seu "stock". De notar a simples fechadura do mesmo e do qual ainda à bem pouco tempo falamos. O carabelho.


Pelo lado inferior da mesma construção podemos observar mais uma porta que seguramente nos leva à adega. O lugar mais fresco da casa e que seguramente não faltaram as batatas e um "tunel" de vinho da região. À quem tenha também uma "caixa" de enormes dimensões para armazenar o grão do centeio para a futura colheita, venda e consumo do mesmo.


Se à um contraste que fica mal na foto o mesmo pode ser dirigido para o poste eléctrico e a sua cara de betão. O mesmo poderá ser dito da pequena bicicleta em frente à porta num sublime abandono de quem esta cheio de dar voltas e voltinhas na mesma. Quem nos dera nos tempos de infância ter um brinquedo deste quilate para as típicas brincadeiras e traquinices de miúdos. Enfim é mais um a típica amostra de que os tempos já não são o que eram.


 

Não gostaria de fechar o post de hoje sem agradecer à Amandine Catarino por nos ter facultado mais um belo registo fotográfico. Uma daquelas fotos em que o tempo para e nos faz lembrar quantas as saudades  dos tempos em que estes corrais estavam cheios de vida e o contraste do abandono de um brinquedo que tomara muitos ainda nos dias de hoje ter. Um belo momento fotográfico com um simples "click".



Um forte abraço para a Amandine e família radicados em França e mais uma vez o nosso muito obrigado pela participação no blogue.  Despedimo-nos desejando como é habitual um óptimo fim de semana a todos e  esperando que nos façam companhia para a  próxima semana com mais fotos e mais historias da nossa aldeia.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:06

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Amandine a 28 de Maio de 2008 às 09:13
De nada é normal, somos de esta aldeia é normais que contribuímos para o blog, que é de resto cada vez mais fixe. Desolado a não ter vindo mais frequentemente mas vou raramente sobre nítido este tempo . Boa continuação. um bom-dia por parte da família catarino

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS