Terça-feira, 6 de Maio de 2008

SANTA BARBARA




Voltamos assim à zona Norte da aldeia mais precisamente à saída que da caminho para as terras do Salgueiro, Belortiga e agora por via de abertura de novos estradões feitos com base de combate aos incêndios florestais podemos ir para Balcabanas e inclusivamente para as aldeias de Soutelinho da Raia e Meixide.


Situada numa área de pouca densidade populacional, já que poucos são os moradores na área estando esta mais reservada a palheiros, uns bem antigos por conseguinte e outros mais modernos a Santa Barbara foi edificada bem lá no alto da aldeia sobre uma rocha granítica ou "laija" como seria prenunciado pelos meandros da aldeia.


Infelizmente não disponho da data da construção do nicho ou se a mesma existe, no entanto fica à disposição a área de comentários para tal se alguém souber de alguma informação sobre este assunto que acho ser importante.


Mas afinal quem é a Santa Barbara? Como é que ela surgiu em Castelões? Perguntas algo pertinentes e que segundo algum estudo leva a quer que a padroeira das "trovoadas" veio para Castelões com essa mesma intenção ou seja proteger as culturas do flamejo das terríveis trovoadas que podem num apice destruir os campos e todo um ano de trabalho árduo. Em baixo fica um pequeno excerto de historia sobre a Santa.


Historia da Santa Barbara


Santa Barbara foi uma jovem nascida na cidade de Nicomédia , actual Izmit , Turquia nas margens do Mar de Mármara , isto nos fins do século III da era cristã. Esta jovem era a filha única de um rico e nobre habitante desta cidade do Império Romano chamado Dióscoro.


Por ter de partir em viagem, Dióscoro com receio de deixar a filha no meio da sociedade corrupta daquele tempo, decidiu fechá lá numa torre durante o tempo que durasse essa viagem. Santa Bárbara na sua solidão, tomou contacto com os ensinamentos de "Orígenes" e fez-se Cristã.


O seu pai Dióscoro quando voltou da viagem reparou que a torre onde tinha trancado a filha tinha agora 3 janelas em vez das 2 que ele mandara abrir. Ao perguntar à filha o porquê das três janelas, ela explicou-lhe que isso era o símbolo da sua nova Fé. Este facto deixou o pai furioso, pois ela se recusava a seguir a fé dos Deuses do Olimpo.


Debaixo de um impulso e obedecendo à sua fé o pai denunciou-a ao Prefeito Martiniano. Este mandou-a torturar numa tentativa de a fazer mudar de ideias, facto que não aconteceu. Assim Marcius condenou-a à morte por degolação.


Levada pelas ruas de Nicomédia por entre os gritos de raiva da multidão, Bárbara foi conduzida para fora da cidade onde o seu próprio pai executou a sentença. Quando a cabeça de Bárbara rolou pelo chão um imenso trovão ribombou pelos ares fazendo tremer os céus. Um relâmpago flamejou pelos ares e atravessando o céu fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro.


Há um conteúdo nada singular no mito de Santa Bárbara. Durante os tempos de crescimento dentro do Império Romano, o cristianismo sempre quis criar uma má fama em relação à religião oficial, classificada como pagã. Coisa semelhante ocorreu com o mito de que Nero colocara fogo em Roma.


Depois deste acontecimento Santa Bárbara passou a ser conhecida como protectora contra os relâmpagos e tempestades e é considerada a Padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quantos trabalham com fogo.

 

Fonte: Wikipedia

 


Dando seguimento ao post feito ao Senhor da Cruz do qual se situa à saída Sul da aldeia a Santa Barbara protectora dos relâmpagos e trovões situa-se bem la no topo da aldeia como se do céu se trata-se continuando na sua solitária mas privilegiada localização a proteger Castelões das possíveis intempéries. Sugiro a quem nunca teve a oportunidade de o fazer dar um saltinho a este local que é bastante amplo e dar uma espreitadela a mais um monumento que Castelões tem para oferecer. Tenho a convicção que não vão dar o tempo por perdido.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:53

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS