Sexta-feira, 9 de Maio de 2008

LEIA DE TOUROS



Estando a aldeia aqui tão perto do Barroso, podemos dizer que praticamente herdamos alguns dos usos e costumes praticados na região. O que para algumas pessoas não passa de um abuso de animais (do qual nos respeitamos), para outros é tão só uma paixão. As "leias" como são acarinhadamente conhecidas não só em Castelões mas pela região, são o exemplo mais próximo que temos de uma tourada, sendo estas praticadas com toda a pompa e circunstancia em especial na região do Ribatejo.


Ter um boi era sinonimo de pujança, audácia e muito orgulho. Para alem de ser o progenitor mor de todas as vacas da aldeia (que grande sortudo) e do qual o proprietário ainda recebia um pequeno rendimento suplementar, era também muita das vezes o símbolo da própria aldeia  representando a mesma nas constantes leias do qual era sujeito e aos quais as suas vitorias eram efusivamente celebradas como se uma vitoria na final dos campeões Europeus se tratasse. Uma aldeia inteira rejubilava saltando, gritando, aplaudindo e inclusivamente desfilando o animal pelas ruas principais da aldeia.


A foto de hoje foi tirada no multiusos da aldeia, ou seja no campo de futebol do Monte Agudo pelos meados dos anos 80. Não era surpresa para ninguém as constantes leias que se assistiam no campo de futebol ou então em campo alheio dependendo claro esta do compromisso assumido entre ambos os proprietários. Estas leias tinham o seu clímax no Verão altura propícia já que os emigrantes também chegavam as aldeias de ferias e com muitas ganas de também eles participarem no ritual.


Hoje em dia este ritual ainda tem o seu peso e a sua medida em especial na região Barrosã do concelho de Montalegre. Em Castelões o ritual foi desaparecendo ate ao ponto de não ser praticado. Com o sucessivo desaparecimento das vacas que foram sendo aos poucos substituídas pelos modernos meios mecânicos a necessidade de um boi na aldeia foi também ela abandonada e por conseguinte se alguém ainda hoje tem um ou dois nas suas cortes é simplesmente para mais tarde tirar os devidos dividendos com a sua venda para abate. Assim sendo fotos como as de hoje já trazem um sentimento de nostalgia ou tristeza se assim o preferirem e de certo modo alguma desilusão pelo facto de não poder assistir em loco no mítico Monte Agudo a mais uma "leia".

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:41

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Afonso Cunha a 9 de Maio de 2008 às 16:53
Já lá vai o tempo em que na semana que antecedia a grande Chega, todos colaboravam oferecendo uma Rasa de pão, afim de fortalecer o Boi da Aldeia na perspectiva da grande vitória final.

Em casa ou fora, os animais jogavam um desafio de Bravura e Poder, elevando ao rubro o orgulho da Aldeia e seus habitantes, que o boi vencedor representava. Qual futebol !!!

O acontecimento era vivido com grande paixão por todos na Aldeia. Se antes da Leia, era convicção generalizada que " O nosso vai Poder com o outro", já depois, o tema de conversa na taberna, era a análise aos porquês do resultado final, fosse ele qual fosse.

As Chegas e o Futebol, sempre foram vividos com grande entusiasmo, mobilizando muita gente para assisti aos desafios, pois era a oportunidade que tinham de quebrar a monotonia da vida de quem se vivia nas aldeias, ao tempo.

hoje em dia, as Chegas estão altamente comercializadas, sendo a maioria delas feitas em recintos fechados a quem o acesso é facultado se adquirir um bilhete que custa cerca de 10 €uros, sujeitando-se a algum dissabor, pelo facto de os bois andarem constantemente a lutar uns com os outros, se conhecerem muito bem, a ponto de não darem sequer as cabeças para inicio do, espectáculo!!!!

Como os bois foram substituídos por "Cavalos de Ferro" levando ao desaparecimento das Chegas em Castelões, também o futebol vai pelo mesmo caminho desta feita pela falta de jovens atletas, que mal conseguem formar uma equipa de Futsal de infantis e que todos sabem os motivos para que tal aconteça. Já os mais velhos, os juniores e séniores, quase todos optam pelas novas modalidades, como "O levantamento de Copos" num qualquer bar da cidade.

ac

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS