Segunda-feira, 12 de Maio de 2008

ALFREDO CABELEIRA O MESTRE DAS ARTES PLÁSTICAS



Alfredo Cabeleira, filho da terrinha e mestre das artes plásticas. Alfredo pinta o que o rodeia, as montanhas com os seus esculpidos rochedos, umas botas batidas de trabalhos árduos, uma antiga fechadura ou um simples carabelho.


 

São estes os elementos que fazem dia sim dia não parte integral da vida rural e que por mais que alguns pensem que não passam de antiguidades e coisas do passado, estão sempre presentes à nossa frente e na mente de todos nos. Alfredo tem o génio a capacidade e porque não a habilidade de mentalmente fotografar uma colina uma porta um pormenor e com a ajuda das suas mãos torná-la numa obra de arte, numa recordação num momento gravado no tempo.

 


 

 


A sua afirmação na arte começou bem cedo de pequenino quando trabalhava com o seu pai e irmão na carpintaria. Vários foram os trabalhos realizados em madeira que hoje o Alfredo detém na sua colecção particular da qual se regozija e que ao mesmo tempo gosta de presenciar aos amigos quando de visita ao seu estúdio.

 


Dai ate ao gosto de ter um lápis, um pastel ou um pincel nas mãos foi só um saltinho e não foi admiração para quem o conhecia a simplicidade e fluidez com que as suas ideias eram transportadas para as telas. O amor que ele nutre pela arte é bem patente não só nos seus trabalhos como também na sua incessante vontade de ensinar.

 


 


 

A sua vontade na vertente de ensino é tal que o Alfredo aceitou de pronto e sem hesitação participar no projecto da futura casa da cultura de Castelões que vai ter o seu local, num futuro próximo na escola da localidade. Fazendo parte dos órgãos que regem os destinos da casa, Alfredo vai ter um papel fundamental no desenvolvimento da mesma já que vai com este projecto dedicar algum do seu tempo para educar as crianças da aldeia na arte do desenho e com isso também tentar preencher os tempos livres das mesmas.


 

Este é um projecto único e inovador a nível de freguesias do concelho de Chaves e que esperamos tenha o seu principio ainda neste ano que decorre. Resta-nos agora esperar que a edilidade nos dê a luz verde e com isso por mãos há obra, já que participantes à muitos e a vontade de abrir a casa da Cultura é enorme.

 


 


 

Resta-nos despedir e dedicar o post de hoje ao Alfredo que tem levado não só o nome de Castelões bem alto como o nome de uma região do Alto-Tâmega aos mais diversos locais Nacionais e Internacionais com as suas exposições que estão sempre que pode patentes ao publico. As fotos de hoje foram tiradas numa dessas exposições que teve lugar em Chaves, mais propriamente no Hotel do Forte de São Francisco.


 

Os maiores desejos de um futuro brilhante são os votos do blogue de Castelões para um filho da terra que nunca a esquece. Se assim for a sua vontade ou desejo o blogue de Castelões terá o maior prazer não só em expor os seus trabalhos como são visíveis no post de hoje assim como anunciar futuras exposições. Um bem haja para um grande amigo.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:01

Link Do Post | Adicionar aos Favoritos
De Afonso Cunha a 14 de Maio de 2008 às 23:54
O Alfredo é na verdade um artista virado para as suas raízes e por isso admirado e respeitado por todos.

Também eu tenho dois Carvões nas paredes de casa, representando outros tantos recantos de Castelões e que o AMCabeleira (são assim que estão assinados) já não se lembra de os ter desenhado.

Um bem haja para ele.
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Arquivos

RSS