Sexta-feira, 13 de Junho de 2008

BAIRRO DA FONTE FALGUEIRA

 

Estamos perante o que era considerado à algumas décadas passadas o fim da aldeia ou para quem nos visita o principio da mesma. A Fonte Falgueira era então o ponto mais a Este e claro esta o mais próximo da cidade de Chaves.

 

A casa da Maria da Graça era simplesmente a única que fora edificada neste bairro, mas com o correr dos tempos, outros vizinhos foram construído os seus lares e tornando este espaço num bonito bairro que apresenta este aspecto.

 

 Após a estrada ter tido o privilegio do asfalto nos meados dos anos 80, a aldeia teve o seu maior desenvolvimento nesta direcção. A razão era simples já que a estrada de acesso a Chaves estava mesmo ali ao lado. Hoje a aldeia tem o seu termino no outeiro do seixo e que um dia mais tarde abordaremos aqui no blogue. No entanto hoje a fonte Falgueira eh um símbolo da aldeia e um belo lugar de lazer.

 

 

O facto de aqui se ter construído o Centro Cultural e Desportivo da aldeia visto na foto em primeiro plano tornou este local mais popular e como se pode notar pelas fotos o parque de estacionamento começa a ser pequeno para as encomendas.

 

Aos Domingos em especial, o Centro enche por altura de depois do almoço. A caça ao café e um bagaço esta na mente de todos como se de um vicio se tratasse. Um joguinho de cartas vai acompanhando o café com as habituais discussões de futebol de todos os treinadores de bancada.

 

A fonte Falgueira também esta dotada de um poço de agua, que se situa nas traseiras do centro Cultural e Desportivo do qual era utilizado por muitas pessoas. A bela relva que o local detinha, fazia esta área a ideal para por as roupas a "corar". Hoje porem o poço que estava outrora cheio de vida foi sendo substituído pelas novas maquinas de lavar ou então os pequenos poços de betão armado ou tanques.

 

Não gostaria de me despedir hoje sem agradecer mais uma vez ao Afonso Cunha pela sua dedicação ao blogue com as belas fotos que nos tem proporcionado de vários ângulos e como no caso destas com algum alpinismo à mistura.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:50

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS