Sexta-feira, 31 de Agosto de 2007

IGREJA VISTA DA EIRA DO FORNO



Eis mais um monumento entre muitos que a nossa aldeia se orgulha. A igreja (aqui vista da Eira do forno) com o seu imponente campanário é constituído por um sino principal e uma sineta. Todo o campanário é construído em granito e é precisamente sobre a sineta que o post de hoje se vai debruçar .


Reza a historia contada de boca em boca que quando uma tempestade (trovoada) se aproxima do termo de Castelões, a mesma pode ser evitada pura e simplesmente tocando a sineta ate a mesma retroceder ou inclusivamente desaparecer. O toque tem se ser continuo e sem interrupções. Usualmente as tempestades têm o condão de devastar a agricultura já que as mesmas não só despejam chuva muito forte como também ventos e principalmente granizo. Esta é a receita da desgraça de quem tem tudo o que ganha plantado nos campos.


Segundo eu ouvi, a população de aldeias vizinhas ficavam descansadas quando ouviam a sineta de Castelões tocar, já que sabiam que a tempestade não vinha nas suas direcções.


Eu infelizmente nunca tive a oportunidade de presenciar tal fenómeno já que a sineta tinha uma rachadela no centro de alto a baixo que impedia alguém de a tocar. Não sei se hoje a mesma já foi restaurada mas seria na minha opinião importante a sineta voltar a tocar.


E vocês o que acham?



Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:32

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
3 comentários:
De Afonso Cunha a 4 de Setembro de 2007 às 11:23
É bom sentir que este espaço começa e cumprir um dos seus objectivos, que é o de levar Castelões a todos quanto amam a sua terra e que se encontram nas mais diferentes latitudes, ansioso por saber o que por lá se passa.
É o caso do "guilluane " que estava fervoroso para ver umas fotos da Festa.
É por ele e por todos que com todo o gosto dou o meu contributo ao nosso Blog.
De Afonso Cunha a 4 de Setembro de 2007 às 11:07
Parece que a Sineta aínda sofre do mesmo mal. Uma das últimas utilizações da Sineta, teria sido o chamamento das crianças para a escola. Ora como já não há escola...
De guillaume a 1 de Setembro de 2007 às 18:27
queria que pusesse umas fotos da festa de casteloes deste ano(2007) para eu ver porque eu vivo em frança e nunca estou ne festa obrigado

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS