Sexta-feira, 11 de Julho de 2008

A CHARRUA MECÂNICA

 

 

Foram varias as vezes que aqui apresentamos posts do qual falávamos dos novos métodos utilizados na agricultura. Como podem imaginar com a introdução de meios mecânicos o "tratar" da terra para que esta possa estar pronta a aceitar a nova colheita tomou um novo rumo.

 

O que antigamente há custa de muito sacrifício humano e em especial da utilização de animais domesticados como eram as vacas, burros e cavalos levava muito tempo para produzir, tem agora novos aliados na luta.

 

A utilização do tractor há muito tempo era uma realidade. O mesmo servia não só para lavrar a terra como um sem numero de trabalhos como por exemplo servir de motor para as malhadeiras, "acarar" lenha para casa e "estrume" para os terrenos entre muitos outras utilidades.

 

 

Hoje em dia os meios mecânicos são uma realidade com um sem numero de pequenas funcionalidades. Nas fotos de hoje temos o Carlos Catarino a fazer jus ao dito. Com uma pequena "fresa" este motor em rodas vai cortando os "torrões" de terra e transformando a mesma para que a próxima cultura venha a ser uma realidade.

 

Este é um dos muitos exemplos da utilização das maquinas em detrimento dos animais, porque não só é mais rápido alcançado o resultado desejado como da muito menos trabalho. A facilidade com que se atingem os fins fazem com que as charruas mecânicas passem agora a ter o seu momento de gloria.

 

Não gostaria de me despedir sem agradecer ao Carlos que teve a amabilidade de nos posar como modelo para as fotos. As mesmas foram tiradas no lugar do Alto.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 03:39

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De Afonso Cunha a 14 de Julho de 2008 às 16:25
O meu último fim de semana, a exemplo de muitos outros, foi passado em Castelões.

Chegado, ao parar o carro junto ao forno, logo o Adolfo "Cantador" se abeirou de mim e me disse; Ó rapaz! que pena não teres vindo à dois dias atráz...

Soube então que o amigo Luís da Granjinha tinha estado de visita à nossa aldeia, distribuíndo delícias pelos Garotos e simpatia pelos adultos.

O homem é todo da Borga... Logo me dizia outro.

Pelas narrativas, foram momentos de salutar convívio, entre Fugaças,copos e cantigas. obrigando mesmo o Alfredo, a fazer horas extras.

Como lamento não estar por lá, não só porque perdi a possibilidade de estar com o Sr. Luís e partilhar daqueles momentos de alegria, mas também porque ele foi acompanhado de um amigo, pai de uma senhora por quem eu tenho, por ela e pela sua família, a maior estima e consideração, pela forma como trataram a minha avó Carlota, até ao seu último suspiro. Trata-se da Dª Júlia, a quem aproveito para enviar, atravez do amigo Luís, as maiores felicitações.

Enfim... espero que num qualquer dia, possa estar em Castelões, quando o Luìs da Granjinha voltar a aparecer por lá e assim poder disfrutar da sua companhia.
De Luís da Granginha a 13 de Julho de 2008 às 22:34
2 5 0 0 0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



PARABÉNS ao BLOGUE de C A S T E L Õ E S!!!


25 m i l visitas requerem, e dão direito, a uma celebração especial!

Nós vamos já, já «beber um copo» brindando não só ao sucesso já atingido por este Blogue, mas também pelos êxitos que se lhe adivinham.

Que pena temos de não estar a esta hora no Salão Nobre da Amizade, de CASTELÕES, ou seja, no Ateneu do (sr.) ALFREDO!

Como "solene" seria a celebração dos «CLICKS de PRATA» deste Blogue!

Ao AFONSO «metemos-lhe a cunha» para continuar a tirar retratos e a organizar umas «fornadas» à Castelamunense.

Ao ZÉ GONÇALVES pedimos-lhe paciência para aturar os nossos «discursos».

A Todos os CASTELAMUNENSES, P A R A B É N S
pelos Bons exemplos que têm dado - e o nosso particular Agradecimento pelo acolhimento com que nos têm distinguido.


Luís da Granginha

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS