Quinta-feira, 17 de Julho de 2008

AS MALHADAS

 

 

Estamos praticamente no tempo das malhadas. Após as segadas e as acaradas, as malhadas tinham então o seu desenrolar nas varias eiras que se distribuíam um pouco por toda a aldeia.


Desde as malhadas com o malho a passar pela introdução das malhadeiras ate as maquinas rápidas dos dias de hoje o processo embora tenha a mesma finalidade mudou significamente.

 

 

 Para quem ainda se lembra das malhadas com o malho de certeza que não tem muitas recordações, já que o trabalho era árduo sobre um calor intenso e em geral uma malhada poderia durar vários dias a ser concluída. Naturalmente as pessoas cantavam durante as malhadas, não só para passar o tempo como para distrair a mente do trabalho.

Com a introdução do tractor no meio agrícola, começaram a aparecer as primeiras malhadeiras. Embora o trabalho não fosse mais fácil era concerteza mais rápido e assim num dia só poderiam-se completar varias malhadas. O típico berro de início da malhada era dado bem do alto da meda o tractor arrancava e a malhadeira começava o seu trabalho.

 

Na foto podemos ver uma dessas malhadas a decorrer na Eira do campino, com um carro de vacas carregado de centeio a ser descarregado para cima da malhadeira. Do lado direito da foto é possível ainda ver a correia que ligava a malhadeira ao tractor assim como os sacos de centeio já devidamente "atados" e prontos a ser despejados nas "caixas".

Do lado oposto estão todos os intervenientes da malhada com as senhoras à frente da malhadeira a apanhar a palha para ser posta em montes pela eira e os atadores a trabalharem fazendo os tradicionais molhos de palha para esta ser transportada para o palheiro.

 

Hoje em dia com as novas tecnologias as segadas e malhadas têm lugar nas terras aonde o centeio foi semeado. Mais fáceis e mais rápidas as mesmas tem inicio e final marcado para o mesmo dia. Agora só falta mesmo saber o que eh que a próxima onda de tecnologia nos vai trazer.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:34

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De Afonso Cunha a 18 de Julho de 2008 às 16:44
Caros amigos.

Vou com a família, para umas merecidas férias, até ao Algarve. Não para o outro Allgarve, que esse não é para nós...

Conto estar por cá no dia do 1º Aniversário do nosso Blog.

Até lá.
Fiquem bem.
De Afonso Cunha a 18 de Julho de 2008 às 16:13
Ainda bem que tinha esta foto nos meus arquivos.

A não ser assim, jamais se conseguiria um clik igual, nos dias de hoje.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS