Sábado, 26 de Julho de 2008

A CAPELA VISTA DO ALTO

 

Já fazia algum tempo que não passávamos pelo nosso belo santuário da Senhora das Necessidades e hoje mesmo não resisti publicar esta linda foto que foi tirada bem lá do alto em cima de uns rochedos. Este alto é também o lugar de uma bela cruz que foi implantada nos "penedos" que pelo local despontam e que um dia iremos também aqui abordar no blogue.

 

É por demais evidente o aumento do recinto do santuário, em especial na ultima década com uma área que quase triplica aquela que outrora existia. O estradão em terra batida que foi aberto nos meados dos anos 80 veio deste modo permitir o fácil acesso ao Santuário e com ele a necessidade adicional de construir um parque de estacionamento.

 

Voltando ao assunto principal do post de hoje, diria desde já que este local é acessível ao publico. A escassos 100-150 metros da capela e subindo uma pequena rodeira que esta sempre limpa de matos, (que a comissão da Senhora tão bem mantêm) podemos então assim facilmente chegar ao local. Não vão dar o tempo por perdido já que se o adro da Igreja de São Pedro nos oferece um belo miradouro, este local oferece isso e muito mais.

 

As vistas são de bradar aos céus, e não seria uma ma ideia para o futuro construir um miradouro bem lá em cima, já que tenho a certeza que muitas seriam as visitas. A electricidade já lá chegou para iluminar a bela cruz num tom de azul e que é possível observar por muitos quilómetros, e dai ao miradouro é somente um passo.

 

Concluo o post de hoje enviando mais uma vez à nova comissão os sinceros votos de muitos sucessos e um muito obrigado pela dedicação, entrega e a sua forca de vontade em ajudar a melhorar o local. Para eles todos sem excepções vai a dedicatória o post de hoje. Desejo a todos os que nos acompanham um óptimo fim-de-semana e para a semana cá estaremos mais uma vez com mais umas belas fotos e historias da nossa linda aldeia de Castelões.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:14

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
3 comentários:
De Luís da Granginha a 27 de Julho de 2008 às 19:21
Ultimamente temos feito percursos e visitas a um (já) grande número das NOSSAS ALDEIAS.

O texto de hoje leva-nos a dizer, por confirmação, que a ALDEIA DE CASTELÕES é das mais exemplares na sua coesão social.

Paulatina, esforçada e progressivamente, CASTELÕES tem vindo a afirmar-se como uma das ALDEIAS mais dinâmicas no sentido da sua modernização e persevação da sua identidade.

Notam-se melhorias nos acessos, respeito pela conservação dos seus monumentos ( veja-se como estão «tratadas» as Capelas e o FORNO, p.ex), e respeito pela perpetuação das suas tradições (p.ex., a última selebração do FORNO, os CANTARES que, ainda há dias, no "Big Alfredo", nos encantaram.

E nota-se CASTELÕES merecer MUITO MAIS do que recebe por parte do «poder municipal»!

E não apontamos mais que é para leitores (e auditores - do Post e,e eventualmente, deste comentário) se ponham a caminho e visitam, «com olhos de ver» CASTELÕES - e outros que tais se penitenciem do estremeção de consciência que até só a lembrança da ALDEIA lhes provoca.

(Aliás, todas aquelas que não lhes «apertam o papo» lhes fazem estremecer a dura e negra consciência)!

Bem, vão, mas é, preparando por aí um caldinho de CHÍCHArRrRrRrROS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(por descargo de consciência!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eh! eh! eh!)


Luís da Granginha
De Luís da Granginha a 27 de Julho de 2008 às 19:23
correcção: celebração
L.G.
De Jose Goncalves a 28 de Julho de 2008 às 13:33
Obrigado Sr. Luis.

Castelões tem de facto por tradição e muito orgulho à mistura preservado o seu passado, passando o mesmo de geração em geração .

Neste momento temos mais um monumento que gostaríamos de recuperar tal o seu abandono, mas mais uma vez o tal "poder Municipal" teria de dar uma ajudinha que nos tanto temos procurado e que passa somente por doar o edifício da escola à aldeia. Nos depois iríamos recuperar o mesmo e troando condigno ao seu valor e passaríamos a chamar o mesmo de casa cultural de Castelões Já existe comissão preparada para este desafio, falta mesmo o OK da Câmara municipal.

Tenho pena não poder ajudar nas cantigas e no caldinho de Chicharros .

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS