Domingo, 24 de Agosto de 2008

MINIATURA DE CARRO DE VACAS

 

Construído numa escala precisa de 1:10 ou seja dez vezes menor que a realidade este carro de vacas foi desenhado e construído com base nos já extintos carros. A replica que foi minuciosamente detalhada pelo seu construtor e do qual falaremos mais tarde no post, levou vários meses à sua construção.

 

Para tal o estudo de alguns dos poucos exemplares que ainda sobrevivem pelos corrais, assim como auxiliado por fotos antigas foram necessários para não perder um único detalhe do mesmo.

 

 

Sendo para nos considerado já uma jóia da aldeia, esta replica de carro vem mostrar o sentimento que as pessoas nutrem pelo passado, em nunca esquecer o que a vida era antes da tecnologia invadir o meio agrícola. Não seria difícil de conseguir uma sondagem pela aldeia da qual todos sem excepções diriam o quanto difícil era o trabalho daqueles tempos em relação ao presente.

 

Assim sendo o autor do carro não só dedicou o seu tempo à causa como muniu o carro com as habituais ferramentas de trabalho. Saltão logo à vista duas ferramentas, sendo elas as maiores e que eram puxadas pelas vacas que são o arado e a agrade. Também eles fabricados à mesma escala e rigorosamente detalhados eram os instrumentos de "virar a terra".

 

 

Não poderemos deixar de evidenciar também as pequenas ferramentas como são o engaço, enxada, forquilha assim como os ganchos a machada e ate uma corda. Nada foi esquecido e temos assim uma bela prenda para oferecer a todos os que nos visitam.

Para quem estiver interessado em ver a mesma é só chegar à aldeia de Castelões e pedir ao Armindo Rodrigues para mostrar. Tenho a certeza que Armindo terá muito gosto e orgulho em mostrar a sua obra-prima a todos como o teve em mostrar ao blogue.
 
 

Esperamos que o Armindo continue muito inspirado e nos brinde a nos e à aldeia com mais obras de arte como esta. Um muito obrigado ao Armindo o autor deste carro da nossa parte e como prémio tem com inteira justiça a dedicatória do post de hoje.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 03:45

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Afonso Cunha a 25 de Agosto de 2008 às 14:18
Sabia do gosto que o Armindo tem pelos assuntos de electricidade e por força da profissão, dos seus conhecimentos na área das telecomunicações, agora o de ter como passatempo o artesanato; essa foi para mim uma agradável surpresa.

O facto de se dedicar ao fabrico de miniaturas das ferramentas agricolas utilizadas no quotidiano das aldeias da nossa região, torna o seu trabalho mais interessante. e admirável.

Parabéns ao Armindo.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS