Terça-feira, 2 de Setembro de 2008

MAIS UMA VEZ EM LUDLOW MASS.

 

Esta é a segunda vez que o blogue de Castelões se aventura pelos Estados-Unidos, mais propriamente numa cidade do estado de Massachusetts chamada Ludlow. Este é um local de peregrinação de muitos Portugueses e não é difícil "tropeçar" em conterrâneos.

 

Foi essa alias uma das razoes que me levou ate Ludlow, Não só o aspecto religioso (já que se celebra a Nossa Senhora de Fátima) mas também pelo convívio de estar junto de gentes da terrinha para contar historias comer uma sardinhada e beber uns copos.

 

Na foto em cima podemos ver de Castelões o Manuel dos Santos o Delfim e o Manuel, acompanhados no meio por uma pessoa de Calvão que gostava de ser identificado por Jack Oliveira que se deslocou desde Mineola estado de New York à festa. Do lado esquerdo um amigo de uma aldeia chamada Castelo de Vila Pouca de Aguiar, e que por vários anos tocou na Banda musical do Pontido. O Zé conhece bem Castelões em especial o Guilherme (que fazia parte da comissão de festas) assim como a Cândida do Pombal, local preferencial para o almoço e jantar.

 

 

Na área anexa as papinhas e sumos de cor tinta encontramos o "piscorinho" assim conhecido na aldeia e também o Luís Cunha acabadinho de chegar da Castelões de umas férias bem passadas em terras Lusitanas acompanhado pela esposa Nicole e a sua bonita filha.

 

 

Filho da terrinha e já nascido nos Estados-Unidos, mas que não deixa de acompanhar as festinhas encontramos o Fernando da Silva que tinha acabado de comprar uma Bifana e com tanta fome desapareceu por entre a multidão tão subtilmente como apareceu. Um "big Hello" foi o que nos disse para enviar aos seus pais que se encontram em Portugal já aposentados e que dividem o seu tempo entre Castelões e Chaves.

 

 

Junto à área da capela, encontramos vários grupos de pessoas das quais destacamos as senhoras. A esposa de Manuel dos Santos e Delfim Órfão. Para elas um muito obrigado pela foto e os dois dedos de conversa entre nos. É sempre bom falar com as nossas gentes nem que seja só por umas horas. Um bem-haja para elas.

 

 

Já na área anexa ao Santuário da Nossa Senhora de Fátima, demos de caras com a família Martins. Bem-dispostos como é habito os Martins vieram como todos nos, gozar o fim de semana prolongado e tal como o resto dos conterrâneos encontrar aquelas pessoas que não viam à muito tempo. Tive o prazer de falar com ambos sendo de notar que a conversa com o Fernando foi à volta de um escaldante Benfica-Porto.  

 

 

Para uma "Big Finale" tivemos este grupo de conterrâneos que foram fazendo a festa com os acordeões, concertinas e uns ferrinhos. Pena mesmo foi não ter levado comigo a câmara vídeo, já que as cantigas foram mesmo muitas a diversão foi palavra de ordem e o convívio por por demais evidente. Castelões é isto mesmo, união, amizade e muitas saudades do que deixamos à hora de partir.

 

Para todos eles o nosso muito obrigado por participarem no blogue e esperamos que para o próximo ano nos encontramos todos novamente no local. Entretanto foi no dito por vários membros que se depararam com mais conterrâneos, mas infelizmente não os localizei daí as minhas desculpas.

 

Espero com este post também despertar o interesse de outras comunidades de Castelões que residem em outros países, casos do Canada, Espanha, Franca e Alemanha para o facto de poderem também eles colaborar no blogue enviando fotos dos seus encontros e festas.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 13:07

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
5 comentários:
De Afonso Cunha a 4 de Setembro de 2008 às 16:38
Eis uma demonstração, de quanto o Blog pode ser útil para a nossa comunidade, bem como para aqueles que nos visitam.

É o tal, leva e traz, que falava anteriormente.
De J. Pereira a 4 de Setembro de 2008 às 00:23
Uma pessoa amiga perguntou-me se eu sabia o que era feito do "velho" Gonçalves, barbeiro por terras do tio Sam mas natural de Castelões. Se souberem alguma coisa digam para eu comunicar ao meu amigo Zé Maria, ex-emigrante e natural do Souto da Velha - Torre de Moncorvo.
De Jose Goncalves a 4 de Setembro de 2008 às 13:47
Olá Sr. Pereira.

Eu lembro-me dos tempos de criança de ele ser o meu barbeiro em Mineola , no Estado de New York. O Joaquim Gonçalves ou Nabiças como era conhecido na aldeia em Castelões infelizmente já faleceu.
Eu estive em Mineola a atender o seu funeral no ano de 1994. O sua esposa também já infelizmente faleceu dois anos mais tarde, portanto em 1996.

Cumprimentos
De J. Pereira a 4 de Setembro de 2008 às 22:54
Obrigado pela informação. Vou transmitir a notícia ao seu ex-cliente senhor José Maria Fernandes que reside actualmente em Torre de Moncorvo e que faz o favor de ser meu amigo.
De Afonso Cunha a 3 de Setembro de 2008 às 15:26
O Blog de Castelões é assim mesmo, tanto serve para levar noticias da terra aos nossos conterrâneos como para trazer notícias deles.

E o Post de hoje, documenta bem o verdadeiro espírito Lusitano, onde a saudade a amizade o convívio e a alegria se juntam, proporcionando um daqueles dias que normalmente intitulamos de; Um dia em Cheio.

Fiquei particularmente feliz, por ver que o meu primo Fernando e a Natividade se encontram bem fixes, assim como muitos amigos que tive a oportunidade de rever pelas fotografias. Para todos, os desejos de muita saúde e felicidade.

Bom trabalho, Zé. Obrigado pela partilha.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS