Terça-feira, 30 de Setembro de 2008

O EIRADO

 

Por entre os campos e sempre bem pertinho de casa fazem-se os eirados. Preparados desde bem cedo nos finais de Primavera os mesmos são uma fonte inesgotável de todos os tipos de vegetais e não só. Como em norma os mesmos são de reduzidas dimensões, a utilização de meios mecânicos é extremamente difícil, dai o "cavar" à mão com uma enxada ser ainda o método mais utilizado.

 

Estando os mesmos situados paredes meias com a aldeia, não é difícil adivinhar a facilidade com que os conterrâneos se deslocam aos mesmos para ter na mesa aquela alface, tomate ou mesmo cebola na salada. Ou então uma couvezinha para o caldo verde ou mesmo uns chicharros para uma salada de bacalhau. Com tanta abundância é só mesmo dar largas à imaginação na confecção diária.

 

Por entre as hortas podemos encontrar um sem numero de culturas, sendo algumas delas importadas do estrangeiro que os emigrantes foram trazendo aos poucos com eles. Lembro por exemplo que alguns imigrantes Franceses trouxeram com eles a "endive ou chicon" uma salada que cresce como um tubérculo parecido com a beterraba, mas só se comem as folhas. Para os curiosos fica aqui em baixo o link da mesma.

 

fr.wikipedia.org/wiki/Endive

 

 

Na foto de hoje podemos observar um dos muitos eirados espalhados pela aldeia. Este fica situado ali mesmo ao lado da igreja com o Outeiro do Monte Agudo a servir mais uma vez como pano de fundo.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:58

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS