Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008

UMA PÉROLA EM GRANITO

 

A casa do João em Castelões, é um exemplo de inquestionável dedicação ao acabamento. Para a época em que a mesma foi construída os exemplos de acabamentos sofisticados não só são muitos como de uma extrema relevância e importância.

 

Começando no granito do qual a casa é construída, podemos dizer que a construção é exemplar. O granito é muito trabalhado com vários efeitos que se podem notar na área da varanda e particularmente na área anexa ao telhado com belos feitios. A fachada é de uma estranha e extrema beleza com um desenho simples mas limpo.

 

De notar ainda que a varanda embora seja de reduzidas dimensões, foi munida com uma grade metálica, assim como as janelas, o que não era típico de aldeia na época.

 

 

Olhando detalhadamente para a pequena varanda podemos notar o trabalho em ferro, muito detalhado como era alias típico da época. Construída simplesmente de duas pecas de granito, nota-se o empenho na simetria entre as partes, sendo ambas da mesma dimensão e com os feitios de embelezamento paralelos entre si.  

As "frinchas" entre as pecas de granito são tão bem delineadas que é praticamente impossível penetrar qualquer objecto entre as mesmas tal o trabalho na sua elaboração.
 

 

Ao alto bem por cima da porta de acesso à varanda, o autor desta obra teve ainda o tempo e o cuidado necessário para deixar o seu cunho pessoal assim como a sempre importante data da construção, que normalmente não era descrita em construções.
 
 

Infelizmente eu não reconheço as iniciais do autor, daí peço aos conterrâneos que tenham alguma ideia das mesmas nos possam facultar essa informação na área de comentários.

 

A casa do João é um monumento à arquitectura da aldeia, já que não são muitos os exemplares que exibam uma fachada tão imponente. Para quem estiver interessado em ver a casa em loco, terá de se deslocar à Rua Direita, que fica paredes meias entre o forno e o Cruzeiro. Não se vão arrepender de certeza de ver e admirar mais esta bela pérola que Castelões tem para oferecer.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:10

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De J. Pereira a 6 de Outubro de 2008 às 10:00
Esta casa é um belo exemplar de Arquitectura Rural de finais do século IXX. Trabalho em perpianho muito usual na época e eleborado, talvez, por canteiros galegos que por essa altura invadiram todo o Minho e parte de Trás-os-Montes.
Há aqui certos pormenores que já não são originais e uns estão melhor, outros nem por isso. As grades que talvez sejam dos anos 20 - 40 do século passado enriqueceram muito o aspecto geral. As janelas deviam ser de guilhotona e foram substituidas por janelas de abrir, torna diferente o aspecto inicial. A grade das escadas é que está muito mal. A cor das janelas também foi alterada pois na época usava-se a janela em branco e a bordadura de outra cor. Eu acho que foram pintadas desta forma recentemente, mas, pelo menos não foram substituidas pelo alumínio da moda.
Bom trabalho e mostre-nos mais porque a gente gosta de ver estas relíquias.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS