Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

O PISAR DAS UVAS

 

 

Já no ano passado aqui fizemos referencia ao pisar das uvas e como não poderia deixar de ser este ano cá estamos mais uma vez a levar a todos um evento que tem lugar sempre no final das vindimas. Este ritual vai-se multiplicando pela aldeia nesta altura e grupos de homens congregam-se e fazem das noites (já bem frescas) uma festa com um sabor diferente.

 

Tivemos a oportunidade de fotografar um destes eventos, mais propriamente na casa do Aníbal (da Meroga) ao qual abriu as suas portas ao blogue e desde já lhe endereçamos os nossos sinceros agradecimentos. Em cima podemos assim observar o lagar já bem cheio de uvas prontas a ser pisadas.

 

 

Servindo-se ainda do método mais antigo e tradicional, os convidados da festa saltam para dentro do lagar e com os seus pés vão esmagando as uvas para as tornar naquele liquido precioso e do qual gostamos imenso quando acompanhado de um bom prato da nossa bem basta gastronomia.

 

Na foto podemos ver os felizardos de tal evento como são o Aníbal o Domingos o Victor e o Sérgio. Nada como uma "pota" de vinho a acompanhar o desenrolar do evento assim como umas cantigas que vão sempre acompanhando a pisada. Um festim para os presentes uma lembrança para aqueles (comom eu) que não têm a oportunidade de participar.

 

 

No final da pisada a festa é ainda maior, para além dos aperitivos uma "ceia" bem repastada está já preparada para encher a barriguinha dos convidados. Entre mais um copito de tinto e dois dedos de conversa a transformação de uvas/vinho deu assim o seu primeiro de muitos passos para que no dia de São Martinho esteja preparada a nova colheita.

 

Resta assim agradecer aos participantes do evento para quem lhes endossamos a dedicatória do post de hoje, sabendo de antemão que esta é uma das muitas festas em que participaram ao longo das próximas semanas. 

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:58

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Luís da Granginha a 10 de Outubro de 2008 às 08:45



Se o Grau for como a cor!.....

S. Martinho?!
- Castanheiros já vimos que por aí não faltam;
- Pingota?! Pelo que aqui se mostra!.......

Achamos que o melhor é NUNCA Daí se Sair!

Luís Fernandes

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS