Domingo, 19 de Outubro de 2008

A FESTA DO PÃO DA VILA DA FEIRA

 

É assim mesmo em Castelões, uma festa, uma animação para os conterrâneos. O povo canta o povo diverte-se o povo rejubila a volta de um pão doce muito famoso proveniente da Vila da Feira.

 

Consta-se que o pão faz como que as cordas vocais fiquem ainda mais afinadas quando acompanhados por um tinto da região. Como podem testemunhar na foto, este dueto composto pelo Júlio e o Cantador não resistiu à tentação de cantar, sem esquecer o Carlos lá atrás na esquina a servir de coro. Por entre eles e em cima do balcão pode ser visto o culpado o perpetuador de toda uma cantoria que é simplesmente contagiante.

 

 

Nem as senhoras resistem a tanta tentação. Também elas entram pela porta da taberna e desafiam os homens a tamanha cantoria, o tal vai e vem de cantiguinhas da terrinha que ninguém esquece e que todos têm orgulho em preservar. 

 

As cantigas são tantas que ate o Narciso de Valdanta parece não querer perder uma pitada, já que ele ouviu dizer algures por Valdanta que em Castelões o pão doce da para este tipo de eventos ao qual ninguém gosta de ficar alheio.

 

 

Pois bem, chegou a altura de declarar o culpado desta farra que se vive na taberna em Castelões. O seu nome é Luís Fernandes mais conhecido nos meandros da net por Luís da Granjinha. O Pão doce é de facto uma delícia (segundo alguns testemunhos) a alegria que proporciona é definitivamente ainda maior.

 

Um bem-haja para quem descobriu este cantinho do céu e que gosta de confraternizar com um povo humilde e muito solidário. Para o Luís fica a merecida dedicatória do post de hoje esperando que todos os caminhos que percorre desde a Vila da Feira o levem de novo a Castelões.

 

Despeço-me desejando um óptimo resto de fim-de-semana a todos e como sempre, para a semana que se avizinha cá estaremos como sempre à disposição com historias e fotos da nossa pequena aldeia.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:56

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De afonso cunha a 21 de Outubro de 2008 às 16:16
Só o amigo Luís conseguia levar as mulheres a cantar na Taberna!!! Dos homens...
De J. Pereira a 20 de Outubro de 2008 às 11:13
Pois é, o nosso amigo Luís (Tupamaro ) anda por todo o lado, qual gerrilheiro sul-americano, a adoçar a boca às pessoas e depois queixa-se do excesso de carinho que lhe dão.
É a nossa forma de ser, pois ser transmontano fora das suas raízes só dá para este matar de saudades e reviver tempos passados.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS